Itália arrancou a qualificação para o Mundial'2026 com uma derrota pesada na Noruega e arrisca falhar o torneio pela terceira edição seguida
Corpo do artigo
A Itália arrancou a qualificação para o Mundial’2026 com uma pesada derrota na Noruega (3-0), na sexta-feira, que colocou em dúvida o futuro de Luciano Spaletti, selecionador daquele país desde 2023, após ter sido campeão da Serie A ao serviço do Nápoles.
De acordo com a “Gazzetta dello Sport”, a forma dominante como a Noruega derrotou a “Squadra Azzurra”, que já perdia por 3-0 ao intervalo e arrisca falhar um Mundial pela terceira edição seguida, colocou o técnico italiano sob grande pressão, isto antes de receber a Moldávia na segunda-feira (19h45), num jogo que se prevê determinante para a sua continuidade no cargo.
Nesse sentido, Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) já terá marcado uma reunião com Spaletti para terça-feira e, entretanto, também pretende falar com a equipa e outros diretores, incluindo o lendário guarda-redes Gianluigi Buffon, atual chefe de delegação da seleção.
A Itália segue provisoriamente em quarto lugar no Grupo I da qualificação europeia para o Mundial, ainda sem pontos, mas acima da Moldávia, que já fez dois jogos e perdeu ambos. Mais à frente estão a Estónia (três pontos em três jogos), Israel (seis pontos) e a Noruega (nove).
Refira-se que apenas o primeiro lugar de cada grupo confere apuramento direto para o torneio, com os segundos a jogarem um play-off.