Selecionador inglês garante que as críticas dos comentadores Gary Lineker e Alan Shearer, que até motivaram uma resposta de Harry Kane, não afetaram de alguma forma o ambiente que se vive na equipa
Corpo do artigo
Gareth Southgate, selecionador de Inglaterra, reagiu esta segunda-feira às críticas que os antigos internacionais ingleses e atuais comentadores Gary Lineker e Alan Shearer fizeram à exibição da equipa no empate com a Dinamarca (1-1), na segunda jornada do Grupo C do Euro’2024.
Já depois de Harry Kane ter respondido a Lineker e Shearer, lembrando que também contribuíram para o “insucesso” da seleção em torneios internacionais, Southgate mostrou-se alheio a esse bate-boca, garantindo que o assunto não interfere com o ambiente que se vive no balneário inglês.
“O ambiente é muito bom. Conhecemos o mundo em que vivemos, haverá sempre um ruído externo, mas não deve afetar-nos. O importante é o interno e nos centramo-nos no rendimento. Os resultados já nos colocaram praticamente na próxima fase e agora queremos ser os primeiros do grupo. Não nos escondemos de nada nem arranjamos desculpas. Taticamente, amanhã será um jogo diferente, com alguns aspetos fundamentais a que teremos de regressar”, comentou, em antevisão ao jogo com a Eslovénia (terça-feira, às 20h00), da terceira jornada da fase de grupos do Europeu.
“Este é o mundo em que estamos. Sou alheio a isto, não quero saber. O que me importa é guiar este grupo de jogadores ao longo do torneio. Somos uma equipa de alto nível e sinto-me muito cómodo nesta vida. Não preciso de ouvir quem está de fora, porque eu sou o meu maior crítico e creio que a maioria dos jogadores também o são. É assim que se treina uma equipa e se melhora o seu rendimento”, acrescentou.
Nesse sentido, Southgate admitiu que a sua seleção não tem estado no seu melhor nível no Euro’2024, mas salientou que o jogo com os eslovenos será uma grande oportunidade para uma viragem nas exibições inglesas.
“Tivemos algum tempo no campo de treinos e várias conversas com os jogadores. O que eu disser é irrelevante, temos de fazê-lo no relvado, nisso estamos todos de acordo. O caminho que se segue é bastante simples de definir e temos de o executar. Espero que o consigamos amanhã. Penso que tivemos ciclos diferentes com esta equipa e não acho que as últimas duas exibições tenham refletido como temos jogado nos últimos dois anos. Tem sido um desafio brilhante desvendar isto tudo e encontrar o melhor caminho a seguir, sendo honestos sobre onde estávamos há três ou quatro dias”, concluiu.
A Inglaterra lidera o Grupo C do Euro’2024 com quatro pontos, após ter vencido a Sérvia (1-0) e empatado com a Dinamarca (1-1) nas duas primeiras jornadas. Na terceira ronda, irá defrontar a Eslovénia, que segue na terceira posição, com os mesmos dois pontos dos dinamarqueses e mais um do que os sérvios.