Songo beneficia de empate e consolida liderança do campeonato moçambicano
Ferroviário de Lichinga e Black Bulls empataram 2-2
Corpo do artigo
A União Desportiva do Songo consolidou a liderança do campeonato moçambicano, face ao empate (2-2) deste domingo entre Ferroviário de Lichinga e Black Bulls, na nona jornada do Moçambola'2025.
A equipa da província de Tete, que na sexta-feira tinha batido o Ferroviário da Beira por 1-0, passou a contar mais três pontos do que o campeão em título Black Bulls, do treinador português Hélder Duarte, e o Ferroviário de Lichinga.
Além disso, o Chingale de Tete, que também perseguia o líder, viu o jogo no terreno do Ferroviário de Nampula ser adiado por motivos logísticos e operacionais, de acordo com um comunicado da Liga Moçambicana de Futebol.
Este domingo, defrontaram-se também o Desportivo da Matola e o Ferroviário de Nacala, que empataram sem golos, mantendo-se, ambos, abaixo dos 10 pontos.
O Moçambola de 2025, com 14 equipas, tem sofrido vários reveses: arrancou em 17 de maio e não em 26 de março, como previsto, e sofreu uma paragem de duas semanas em 10 de julho, por indisponibilidade da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) em assegurar o transporte das equipas, por falta de pagamento dos clubes - alega 100 milhões de meticais (cerca de 1,3 milhões de euros) em dívida desde 2024.
Em 01 de agosto, registou-se um aparatoso acidente envolvendo o autocarro da equipa da Associação Desportiva de Vilankulo (ADV), que regressava de uma partida do Moçambola por estrada, pelo que os seus jogos estão a ser adiados, por decisão da Liga Moçambicana de Futebol.
A empresa Cervejas de Moçambique (CDM) disponibilizou um milhão de dólares (cerca de 860 mil euros) “para garantir a continuidade” da prova, anunciou no dia 08, em comunicado, a Presidência da República moçambicana, explicando que o apoio servirá para apoiar a logística da competição.
Na informação é referido que o “apoio imediato” foi confirmado pelos administradores da empresa, numa reunião com o chefe de Estado, respondendo “a um apelo especial” de Daniel Chapo, “motivado por preocupações com a segurança, a viabilidade e o futuro da principal prova futebolística do país”.
Resultados da 9.ª jornada:
Sexta-feira, 15 agosto
UD Songo - Ferroviário da Beira, 1-0
Sábado, 16 agosto
Desportivo de Nacala – Textáfrica, 0-1
Ferroviário de Maputo - Costa do Sol, 0-1
Domingo, 17 agosto
Desportivo da Matola - Ferroviário de Nacala, 0-0
Ferroviário de Lichinga - Associação Black Bulls, 2-2
- por agendar:
Ferroviário de Nampula - Chingale de Tete
Classificação:
1. UD Songo 20 pontos
2. Ferroviário de Lichinga 17
3. Black Bulls 17
4. Chingale de Tete 16 (menos um jogo)
5. Ferroviário de Maputo, 14
6. Costa do Sol 13
7. Baía de Pemba 11 (menos um jogo)
8. Ferroviário da Beira 9 (menos um jogo)
9. Ferroviário de Nacala 9
10. Desportivo de Nacala 8
11. Ferroviário de Nampula 6 (menos um jogo)
12. AD Vilankulo 6 (menos três jogos)
13. Textáfrica 6 (menos um jogo)
14. Desportivo da Matola 2