SIGA promove debate mundial sobre integridade e sustentabilidade do Desporto
La Liga, FA, UEFA, OCDE Microsoft ou ESL serão algumas das entidades representadas. Dez oradores, entre homens e mulheres, estão já confirmados pela organização
Corpo do artigo
Vários dirigentes, decisores, políticos, patrocinadores e pensadores do Desporto vão reunir-se, entre 13 e 17 de setembro, na segunda edição da Semana da Integridade do Desporto, que decorrerá via digital em seis continentes, para debater sobre integridade e sustentabilidade nesta área.
O evento, composto por oradores de entidades presentes na América do Norte e Latina, na Europa, em África e na Oceânia, visa, segundo a promotora SIGA, coligação mundial dedicada à governação e integridade desportivas, o "concretizar de reformas para superar desafios que indústria desportiva enfrenta" atualmente.
"Enquanto procuramos ultrapassar as consequências da pandemia global devastadora, a SIGA está mais empenhada do que nunca em mobilizar e unificar todos os setores da indústria desportiva, não só para proporcionar recuperação com integridade, mas passar do desespero ao otimismo", explicou Emanuel de Medeiros, CEO da SIGA.
No primeiro dia desta nova Semana da Integridade do Desporto, o tema em discussão inaugural será a "boa governação, anticorrupção e cooperação internacional", sendo que a "integridade financeira transparência e sustentabilidade" estará na agenda do segundo dia.
Depois, em 15 de setembro, o painel de convidados irá debater a" integridade das apostas desportivas" no universo desportivo, prosseguindo o evento, logo no dia seguinte, com a abordagem ao "negócio global, presença dos media [órgãos de comunicação social] e tecnologia no Desporto".
A segunda edição deste evento à escala planetária, repleto de altas figuras da área desportiva, inteiramente digital e promovido pela SIGA, terminará, ao quinto dia de atividade, com a reflexão sobre o "desenvolvimento e a proteção da juventude no Desporto".
Os dez oradores já confirmados na Semana da Integridade do Desporto são: Javier Tebas (presidente La Liga), Alison Giordano (vice-presidente da Mastercard), Lorenzo Salazar (vice-presidente de grupo de trabalho sobre Suborno em Negócios Internacionais da OCDE), Andrea Traverso (diretora da UEFA), David Butler (diretor-geral da Liga Europeia de Rugby), Paul Elliott (presidente do conselho consultivo de Inclusão da FA), Mark Lichtenhein (presidente da Coligação de Proprietários de Direitos Desportivos), Ralf Reichert (co-fundador e CEO da ESL Gaming), Stacey Copeland (ex-pugilista e futebolista inglesa) e Pedro Duarte (diretor da Microsoft Corporation).
A primeira edição da Semana da Integridade Desportiva, decorrida em 2020, contou com a presença de 1200 delegados e mais de 250 oradores.