Sérvia ameaça deixar Euro'2024 caso Croácia e Albânia não sejam castigadas
Em causa alegados cânticos de adeptos croatas e albaneses a pedir a "morte" de sérvios
Corpo do artigo
A Federação de Futebol da Sérvia ameaçou abandonar o Euro’2024 caso as homólogas da Croácia e da Albânia não sejam castigadas pela UEFA por alegados cânticos dos seus adeptos durante a partida entre ambas as seleções (2-2), na quarta-feira, a contar para a segunda jornada do Grupo B.
Em causa estão cânticos em uníssono de adeptos croatas e albaneses a pedir a “morte” dos sérvios durante a partida, com Jovan Surbatovic, secretário-geral da Federação sérvia, a salientar a gravidade da situação, reclamando ainda que as seleções envolvidas sejam responsabilizadas.
“O que aconteceu é escandaloso e vamos exigir sanções à UEFA, mesmo com o custo de não continuarmos na competição. Temos a certeza de que eles serão punidos, porque [a UEFA] já aceitou o nosso apelo para remover um suposto jornalista da Albânia da competição. Vamos pedir à UEFA para que castigue as federações de ambas as seleções. Não queremos participar nisto, mas se a UEFA não as castigar, iremos pensar sobre como proceder”, avisou, em declarações à RTS.
“Nós fomos castigados por casos e os nossos adeptos comportaram-se muito melhor do que outros. Um adepto foi multado por insultos racistas e não queremos que isso seja atribuído aos outros. Nós, os sérvios, somos cavalheiros e temos um coração aberto, por isso apelo aos nossos adeptos para que assim continuem”, acrescentou.
Derrotada pela Inglaterra (0-1) na sua estreia no Euro’2024, a Sérvia volta a entrar em campo esta quinta-feira (14h00), defrontando a Eslovénia na segunda jornada do Grupo B. Duas horas depois, os ingleses jogam com a Dinamarca, que empatou 1-1 com os eslovenos na ronda inaugural.