O Violette AC deixou fora da Champions da Concacaf o Austin FC, que foi semifinalista da liga norte-americana
Corpo do artigo
Insólito. Uma equipa do Haiti, que não competia há meses, eliminou uma da poderosa MLS na Champions da Concacaf. Como se o feito não fosse suficiente por si só, foi conseguido com recurso à pressa a jogadores amadores, depois de os Estados Unidos recusarem dar visto a vários jogadores e técnicos da comitiva haitiana, por receio que desertassem e ficassem no país como refugiados.
O Haiti atravessa uma crise social e política e a primeira mão da eliminatória entre o Violette AC e o Austin FC teve mesmo de se disputar na República Dominicana. Venceram os haitianos, por 3-0, aproveitando a sobranceria dos americanos (equipa que chegou às semifinais da MLS) que se apresentaram com suplentes.
Depois, na visita aos Estados Unidos para a segunda mão da eliminatória, o Violette AC apenas conseguiu levar, pelas questões antes explicadas, 10 jogadores e dois técnicos.
Para resolver a questão, o Violette contratou à pressa quatro jogadores universitários haitianos que já tinham sido pré-inscritos, para uma emergência deste tipo, já que no passado já houve uma situação semelhante, com outras equipas (nomeadamente numa eliminatória entre o AS Cavalli e o New England Revolution, em 2021/22).
O Austin venceu por 2-0, um resultado insuficiente para seguir em frente e alcançar os quartos de final da prova, pelo que no fim a festa foi dos haitianos.
A very emotional #VioletteAC Steeven Saba, "This is for the boys at home because we went through a lot, man. We didn"t have our best players... this means a lot to us & we"re going to keep fighting... We"re doing this for our country." #SCCL2023
- Michelle Sánchez (@MichelleS_tv) March 15, 2023
pic.twitter.com/v8vhVF02J3
Violette AC élimine l'Austin FC de la Ligue des Champions de la CONCACAF et se qualifie pour les quarts de finale! #SCCL23 pic.twitter.com/jGr2tDyxsV
- KAN FC ⚽ (@kanfootballclub) March 15, 2023
Violette AC of Haiti eliminates MLS Austin FC, in the biggest upset in @Concacaf"s @TheChampions League History, despite having just 14 players available.
- Andrew Jones (@TWDTV1) March 15, 2023
Truly amazing for Violette
Truly embarrassing for Austin FC #CCL pic.twitter.com/cGXQfGD0H0
Le Violette AC savoure sa qualification historique pic.twitter.com/XVN6jDeBIl
- totalmixradio (@TOTALMIXTV) March 15, 2023
16009411
16009098