O título conquistado na Finlândia, este domingo, pela Seleção Sub-19 bateu uma série de recordes
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol exibe esta segunda-feira uma vasta lista de recordes bastidos pela Seleção de Sub-19, a nova campeã europeia. Além de ter tornado Portugal o primeiro país a conseguir juntar o título de campeão europeu Sub-17 com o de Sub-19 no mesmo ciclo geracional (2016/2018), a equipa comandada por Hélio Sousa fez história em várias frentes:
-Somou o melhor desempenho de sempre em europeus (sejam de Sub-17, Sub-19, Sub-21 ou AA), na conjugação de meias-finais e final (nove golos, ninguém tinha marcado tanto).
-Portugal é país com mais finais de Campeonatos da Europa desde 2012 (6, três deles Sub-19, um AA, um Sub-17 e um Sub-21). Agora, a par de Espanha, o país com mais títulos: três. E é, neste momento, Campeão Europeu em título em duas das quatro categorias principais de Futebol Masculino: AA e Sub-19. Metade das categorias tem Portugal como campeão europeu (os outros dois são Alemanha em Sub-21 e Holanda em Sub-17).
-É a única seleção europeia totalista em fases finais de Mundiais Sub-20 desde 2011 (5 presenças) e estará ao Mundial do próximo ano, na Polónia, com o estatuto de campeão europeu Sub-19, pelo que este será o segundo mundial seguido em que Portugal entra com o estatuto de campeão europeu (isso já aconteceu este verão na Rússia, no Mundial AA).
-O desempenho global de Portugal neste Europeu na Finlândia resultou no melhor ataque da prova (17 golos, 30% do total da competição, com as 7 seleções restantes a ficarem com os outros 70%); teve mais remates (84), mais remates à baliza (43), os dois Melhores Marcadores da competição (João Filipe "Jota" e Francisco Trincão, ambos com 5 golos) e jogador da prova com mais remates à baliza: João Filipe "Jota", 8 golos.