Seleção está de volta, mas há muito que muda: confira a realidade pós-covid

Seleção concentra-se esta segunda-feira na Cidade do Futebol
Álvaro Isidoro / Global Imagens
Acabam as conferências diárias e os jogadores vão ficar instalados na Casa dos Atletas, antes de viajarem para o Porto.
A seleção portuguesa realiza esta segunda-feira o primeiro treino de preparação para o duelo de sábado com a Croácia, do arranque da Liga das Nações, numa semana em que irá ficar hospedada na Cidade do Futebol, em Oeiras.
De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), todos os 25 jogadores convocados pelo selecionador Fernando Santos concentram-se na Cidade de Futebol e, pela primeira vez, vão ficar instalados na chamada Casa dos Atletas, até viajarem na sexta-feira para o Porto, onde vão defrontar os atuais vice-campeões mundiais, na primeira jornada do grupo 3.
Nos últimos anos, a seleção nacional já estava habituada a treinar na Cidade de Futebol, mas a comitiva ficava sempre acomodada numa unidade hoteleira da zona. A FPF avançou que, devido à pandemia da covid-19, todos os treinos serão à porta fechada, com as imagens e os vídeos dos primeiros 10 minutos de cada sessão a serem disponibilizadas pelos meios audiovisuais do organismo.
O primeiro apronto está agendado para as 17h00.
Também por causa do novo coronavírus, as habituais conferências de imprensa diárias estão canceladas, embora a FPF vá distribuir declarações dos jogadores através do seu canal de televisão e do seu site oficial.
A única exceção irá acontecer no dia anterior ao duelo com a Croácia, com a conferência de imprensa de antevisão e os primeiros 15 minutos do treino, no Estádio do Dragão, a poderem ter a presença de jornalistas, numa fase em que a responsabilidade da organização já pertence à UEFA.
Portugal começa a defender o título da Liga das Nações frente à Croácia e, três dias depois, desloca-se a Solna, nos arredores de Estocolmo, para defrontar a Suécia.
A seleção nacional ainda não efetuou qualquer jogo em 2020, devido à covid-19. O último encontro aconteceu em 17 de novembro do ano passado, no triunfo por 2-0 no Luxemburgo, que valeu a qualificação para a fase final do Euro'2020, que, entretanto, foi adiado para 2021, devido à pandemia.
Lista dos 25 convocados:
- Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon, Fra), Rui Patrício (Wolverhampton, Ing) e Rui Silva (Granada, Esp);
- Defesas: João Cancelo (Manchester City, Ing), Nélson Semedo (Barcelona, Esp), Domingos Duarte (Granada, Esp), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles, Ita) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale);
- Médios: Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), André Gomes (Everton, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Renato Sanches (Lille, Fra), João Moutinho (Wolverhampton, Ing) e Sérgio Oliveira (FC Porto).
- Avançados: Diogo Jota (Wolverhampton, Ing), André Silva (Eintracht Frankfurt, Ale), Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita), Trincão (Barcelona, Esp), Gonçalo Guedes (Valência, Esp) e João Félix (Atlético de Madrid, Esp).
