Chiquinho, Gelson, André Horta, Sérgio Oliveira, David Carmo e Costinha de parabéns. Sérgio Oliveira, agora no Brasil, também
Corpo do artigo
Seis jogadores portugueses festejaram este domingo a conquista do título nacional grego: Chiquinho, Gelson Martins, André Horta, David Carmo e Costinha participaram diretamente na festa do Olympiacos, que saiu vencedor por 1-0 da receção ao AEK, instalando a loucura imediata nas ruas de Atenas.
A três jornadas do fim, o clube do Pireu manteve dez pontos de avanço sobre o Panathinaikos, de Rui Vitória, que deixou assim de ter hipóteses, apesar do triunfo caseiro por 3-1 sobre o PAOK.
Também campeão pelo Olympiacos foi Sérgio Oliveira, que joga agora no Sport Recife depois de ter começado a época no emblema grego (com 14 jogos feitos).
Dos seis lusos em festa, este último é mesmo o que tem mais conquistas no currículo, chegando agora às 14, entre FC Porto (oito), PAOK (duas), Galatasaray (duas) e Roma (uma). André Horta somou o oitavo troféu (segundo de campeão), enquanto Chiquinho e David Carmo chegam aos cinco. Gelson Martins passa a quatro e Costinha dois.
Olympiacos é campeão da Grécia pela 48.ª vez
O Olympiacos sagrou-se este domingo campeão grego pela 48.ª vez na sua história, a primeira desde 2021/22, reforçando o estatuto de recordista do futebol helénico, após receber e vencer o AEK Atenas (1-0), a três jornadas do fim.
Com os portugueses Costinha, André Horta, Chiquinho e Gelson Martins no plantel, o Olympiacos regressou aos títulos na Grécia, depois de duas épocas de ausência, sucedendo ao PAOK Salónica.
Já na fase de apuramento de campeão, a formação do Pireu venceu com um golo solitário do marroquino El Kaabi, aos 55 minutos, num partida em que Gelson e Chiquinho foram titular, enquanto Costinha foi lançado na segunda parte.
O Olympiacos passou a somar 66 pontos, mais 10 que o Panathinaikos, de Rui Vitória, que ficou sem possibilidades de chegar ao título.
Com 48 troféus da Liga grega, o Olympiacos reforçou o estatuto de recordista, contra os 20 do Panathinaikos, que está em branco desde 2009/10.