Após toda uma carreira passada no Athletic Bilbau, Iker Muniain chegou a ter conversas com clubes sauditas, mas acabou no San Lorenzo, da Argentina, devido a ser um "amante do futebol"
Corpo do artigo
Iker Muniain deixou no final da época passada o seu clube do coração, o Athletic Bilbau, onde tinha cumprido toda a carreira, para abraçar uma nova aventura na Argentina, ao serviço do San Lorenzo.
Num documentário emitido pela Movistar+, o médio-ofensivo espanhol, de 32 anos, começou por explicar que o que motivou a sua saída dos bascos foi o facto de ter aceitado que, após a conquista da sua primeira Taça do Rei, era “o momento de dar um passo ao lado e deixar as novas gerações darem um passo em frente”.
Já sobre a sua escolha em mudar-se para o futebol argentino, Muniain, que soma um golo em sete jogos disputados pelo San Lorenzo em 2025, revelou que também conversou com clubes sauditas, mas deixou-se levar pelo facto de ser um “amante do futebol e um romântico deste desporto” e não pelo dinheiro.
“Depois de termos duas videochamadas com um clube da Arábia, ele disse-me: ‘Se tiver de ir para qualquer um destes clubes, será a chatice da minha vida’. Qualquer uma das opções que tínhamos superava economicamente as da Liga argentina. Em junho, havia 1% de probabilidades de acabarmos no San Lorenzo”, contou o seu agente, Omar Rodríguez.
Muniain garantiu ainda que não faz qualquer planos de deixar o atual terceiro classificado da Série B da “Abertura” da Liga argentina: “Uma pessoa tem de se levar pelo que tem dentro e a mim o que me movia e o que me ilusionava era isto. Falou-se de muitas coisas sobre o meu futuro, houve interesses fortes de equipas fortes economicamente, mas continuo a manter o que penso e o que sinto”.