Declarações de Augusto Inácio, presente na inauguração doCentro de Recuperação Física de Vítor Pimenta, na Póvoa de Varzim
Corpo do artigo
O que é que espera da seleção, da campanha da seleção neste Europeu? E se lhe surpreendeu de alguma forma os jogadores que foram chamados, ou os jogadores que ficaram de fora? "Se formos a pensar o que é que eu acho, eu Augusto Inácio, como é que a seleção deveria jogar, o que os jogadores deveriam ter, se calhar trocava quatro ou cinco jogadores. Pondo-me na cabeça do [Roberto] Martínez, seguindo a linha de raciocínio que ele teve desde o início, acho que é normal, acho que é normal. Mas como eu não sou selecionador, vou acreditar nas escolhas do selecionador, no trabalho do selecionador, até agora tem sido impecável. Mas sinceramente, acho que agora é que vamos ver Portugal é que vamos ter contra estas grandes equipas. Sim senhor, tudo muito bonito, 10, 20, 50 jogos, só vitórias, espetacular.. Só houve um ou dois jogos em que teve uma dificuldade maior, mas agora vamos ver. Toda a gente está a olhar para o trajeto de Portugal e está a dizer assim: Portugal é um dos favoritos para ser o vencedor. Mas se estivéssemos neste caminho uma ou duas derrotas, seríamos na mesma um dos favoritos para este Europeu. Mas claramente, a fasquia está mais elevada porque Portugal só tem vitórias. Então, pensam, como eu costumo dizer, que isto é tudo marmelada de nabo, e não é. A marmelada às vezes também tem aqueles caroços e é complicado. Vamos ver que Portugal é que vamos ter. Sinceramente, estou na dúvida se Portugal vai ganhar, mas gostaria que Portugal ganhasse, gostaria."
E os nomes? Os cinco? "Olha-se para a equipa do Sporting, que é campeão nacional, e temos ali um Pote, e temos ali um Trincão, que é aquilo que toda a gente fala. Mas se não fizeram parte das escolhas do Selecionador , também não fazia sentido agora, na parte final, serem eles os escolhidos. Também não concordo com alguma das coisas que o Martínez disse, porque, como diz, a bota não bate com a perdigota. Se por um lado, porque é que se convocou os jogadores que estão na Arábia Saudita? Ah, porque têm jogos, têm competição, têm minutos, têm ritmo, Ok, boa explicação. Por outro lado, convoca-se um João Félix no início da época que não fez um jogo, não fez um treino, e foi logo convocado para a seleção. Para quê? Para recuperar um jogador. Ah, então aquilo é um centro de recuperação. Por isso há coisas aqui que não batem certas. Mas como o resultado é bom e está-se a ganhar, está tudo bem, é tudo uma maravilha. Vamos ver que Portugal é que vamos ter para depois dar força àquilo que é a contestação daqueles nomes que não foram, ou dar razão ao homem, que afinal o homem é que percebe disto."