O desgaste da relação de Figo e Joan Gaspart: "Tratou-me como se não fosse ninguém"
Documentário da Netflix trouxe mais pormenores sobre a transferência do português para o Real Madrid. Joan Gaspart era o presidente do Barcelona na época em que Figo se mudou para Madrid.
Corpo do artigo
O documentário da Netflix sobre a polémica transferência de Luís Figo para o Real Madrid está a dar que falar. As histórias que agora são contadas começam a ser difundidas, incluindo a falta de crença de Joan Gaspart, antigo presidente do Barcelona (e candidato às eleições que se iriam seguir no clube naquele ano), de que alguém pudesse bater a cláusula do português.
"Isto é sério. Se não fizeres nada, vais perder o Figo", avisou o empresário do futebolista. "Ah, estás a fazer chantagem", respondeu Gaspart. "Se alguém bater a cláusula eu pago-vos o bilhete em executiva num tapete vermelho de veludo para irem. Traz o cheque, não acredito que haja quem pague isso no Mundo", contou José Veiga, então agente do internacional português, que revelou a primeira conversa que teve com Florentino Pérez sobre a possibilidade de Figo rumar ao Bernabéu.
"Tudo o que o Florentino disse na reunião comigo fazia sentido, mas era de difícil concretização. Mas fui até à Holanda falar com o Figo", referiu.
Enquanto Luís Figo pedia a José Veiga para ir "falando com as pessoas" e ir vendo o que acontecia, o dirigente do Barcelona não cedia, como tratou de reafirmar José Veiga.
"Gaspart prometia e não cumpria. Disse-lhe que tinha uma proposta irrecusável (não disse de que clube) e se podíamos ver as condições do contrato do Figo. Ele disse que não renovava com ninguém e que era impensável, ia haver eleições, naquela fase não renovava com ninguém", explicou.
15109429
Figo explicou, então, no documentário, que a reação de Gaspart terá significado o início do fim da ligação do português ao Barcelona.
"Gaspart tratou-me como se não fosse ninguém. Depois de falar com ele, ele pensou que eu estava a fazer bluff. Tudo começou porque fiquei chateado", atirou.