Orlando Sá marcou quatro golos nos últimos quatro jogos da equipa orientada por Sá Pinto. Treinador que, como explica, "vive o jogo com muita intensidade", à imagem do atual técnico do FC Porto.
Corpo do artigo
Na receção de domingo ao Beveren, Orlando Sá entrou para a história do Standard Liège. Depois de ter falhado um penálti, o avançado de 29 anos abriu o caminho ao triunfo por 3-1 de cabeça e com esse golo, o quarto em outros tantos jogos, suplantou um registo de outro jogador português que brilhou no clube: Sérgio Conceição. Em três épocas no Standard (e 81 jogos), o atual treinador do FC Porto apontou 21 golos no campeonato, marca superada por Orlando Sá que já soma 22 em época e meia (44 jogos). Feito que o deixa orgulhoso, como assumiu a O JOGO.
"O Sérgio é uma referência para mim. Foi-o como jogador e é uma pessoa que admiro, pela personalidade que tem, pelos trabalhos que tem feito como treinador e pela forma de estar no futebol", explicou o antigo avançado do FC Porto, Braga e Nacional, reforçando: "Como costumamos dizer, não tem papas na língua. E penso que, se a maior parte dos treinadores do futebol português fossem como ele, os adeptos tinham melhor conexão com o futebol. Ele transmite a paixão pela forma como vive os jogos."
Orlando Sá abriu o caminho ao triunfo do Standard Liège sobre o Beveren (3-1) e chegou aos 22 golos na liga pelo clube em duas épocas. Para trás deixou um ídolo
Reforçando ser "motivo de orgulho" a "comparação no clube a uma pessoa tão marcante como foi o Sérgio no Standard", Orlando Sá, num breve olhar ao futebol português, salienta que o FC Porto acertou na escolha do treinador: "Ele é a pessoa certa no lugar certo."
No Standard, o camisola 70 da equipa de Liège é orientado por Sá Pinto que compara a Sérgio Conceição pela forma como vive os jogos. "Vive com muita intensidade, por vezes ele tem o sentimento que ainda é jogador e quer entrar em campo. Tenta explicar-nos as coisas como se fôssemos colegas de balneário", explica Orlando Sá, "feliz por ter um treinador português, mais uma vez, a singrar e a demonstrar o bom trabalho que é desenvolvido em Portugal".
Quanto aos objetivos do Standard Liège para a época, estão bem definidos na cabeça de Orlando: "Ficar nos seis primeiros e ir ao play-off final da luta pelo título."