Scolari e a descoberta do "cavalo" Cristiano Ronaldo: "Jogador espetacular..."
Luis Felipe Scolari recorda numa entrevista à televisão brasileira Globo como chegou à Seleção portuguesa e como descobriu Cristiano Ronaldo. O treinador brasileiro esteve com a equipa das quinas entre 2003 e 2008.
Corpo do artigo
Mudanças na Seleção portuguesa: "Não digo que revolucionamos o futebol no país, digo que mudámos o perfil de algumas pessoas para acreditarem mais nos seus jogadores e em si como pessoas."
Proposta da seleção de Itália: "Quase ninguém sabe, mas recebi uma proposta da seleção italiana, tinha praticamente tudo acertado.... depois é que cheguei a acordo com Portugal. A seleção portuguesa tinha perdido na primeira fase em 2002 e tinham existido problemas entre atletas, federação e técnicos."
Descoberta de Cristiano Ronaldo: "Por algum motivo, o Murtosa [adjunto de Scolari] foi assistir a um jogo dos juniores do Sporting e voltou boquiaberto. Disse-me: "Felipe, há um cavalo lá, um jogador espetacular". Então perguntei: "Quem é, Murtosa?" Ao que ele me respondeu que era o Cristiano Ronaldo."
Morte do pai de Cristiano Ronaldo: "Estávamos na Rússia, concentrados para um jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006. Ele chorou bastante e eu também devo ter chorado. Conversámos bastante e disse-lhe: "Pega nas tuas coisas e vai ao funeral do teu pai". E ele respondeu: "O meu pai faleceu, não vou fazer nada lá. Vou ficar e vou jogar!". Disse-lhe que não, mas acabámos por combinar que ele ia embora assim que o jogo acabasse. Jogámos, empatámos e ele jogou muito bem."