"Samu não teme ninguém e pode fazer a diferença perante o Hoffenheim"
Carlos Leal, ex-diretor do Bielefeld, conhece a fundo o Hoffenheim e lança duelo entre dragões e alemães, colocando as fichas no goleador espanhol
Corpo do artigo
Após a derrota na Noruega e o empate amargo na receção ao Manchester United, o FC Porto vai tentar que, à terceira, a vitória surja de vez na Liga Europa. Pela frente estará o Hoffenheim, um clube que já viveu “melhores dias” e ocupa o 14.º lugar da liga alemã, cenário que, segundo Carlos Leal, profundo conhecedor do futebol germânico, os dragões podem explorar. “Num dia normal e com as armas habituais, o FC Porto é claramente favorito. Tenho a impressão de que há muitos jogadores em boa forma. O Samu, forte fisicamente, não teme ninguém e pode fazer a diferença perante os defesas do Hoffenheim. O Iván Jaime está melhor em relação à última época, o Galeno e o Pepê podem fazer mossa. Até ver, a época do Hoffenheim é uma desilusão. Só ganharam aos dois últimos classificados da Bundesliga e, olhando ao dinheiro que foi gasto, a avaliação é negativa”, sublinha o ex-diretor técnico do Arminia Bielefeld, em conversa com O JOGO.
É com a autoridade de quem vive há meio século na Alemanha que Carlos Leal faz a radiografia a essa fase menos exuberante do adversário de amanhã dos portistas. “Não esperava que o treinador [Pellegrino Matarazzo] sobrevivesse à última época. O clube atravessa uma fase turbulenta. O diretor desportivo que estava lá há quase dez anos foi posto fora e vem aí uma grande mudança a nível diretivo. O próximo CEO, que vai iniciar funções muito em breve, é o antigo diretor desportivo do Sturm Graz. Foi ele que os levou ao topo na Áustria, contra o poderio do Salzburgo. O Hoffenheim aproveitou o ‘timing’ para apanhá-lo e, de facto, é necessário, porque o clube está a perder a sua forma de ser ‘sexy’, quer no futebol praticado, quer nos resultados. Nos últimos anos, nem foi carne, nem foi peixe”, afirma o dirigente, que chegou a ser “scout” no Wolfsburgo e lidera atualmente o departamento de futebol da empresa RTC Management & Sports.