Ruud Gullit reage a homenagem que valeu críticas a adeptos dos Países Baixos
Campeão europeu em 1988 diz-se "honrado" após ter adeptos neerlandeses se terem mascarado de si durante o jogo frente à Polónia, o que resultou em críticas devido ao facto de terem pintado a cara de negro, simulando o tom de pele do ex-jogador
Corpo do artigo
Ruud Gullit, campeão europeu pelos Países Baixos em 1988, reagiu de forma positiva após três adeptos neerlandeses se terem mascarado de si durante o jogo inaugural da seleção frente à Polónia (vitória por 2-1), no domingo, da primeira jornada do Grupo D do Euro’2024.
Os três adeptos, que recorreram a uma peruca e à icónica camisola de Gullit em 1988 para replicar a imagem do antigo médio, acabaram por motivar reações mistas nas redes sociais, com alguns internautas a considerarem que o facto de terem pintado a cara de negro, simulando o tom de pele do jogador, foi um ato racista ou ofensivo por razões históricas ligadas à escravatura.
No entanto, após ser questionado sobre o assunto pelo jornal De Telegraaf, a lenda da “Laranja Mecânica” e vencedor da Bola de Ouro em 1987 fintou qualquer tipo de polémica, dizendo apenas sentir-se “honrado” pela homenagem prestada pelo trio.
Ainda assim, já é uma garantia que a homenagem dos adeptos não será repetida pelos mesmos, com um deles a ter admitido que as críticas resultantes foram o motivo por detrás desta decisão.
“Talvez eu tenha cometido um erro ou isto seja um ponto cego. Não quero ferir os sentimentos das pessoas e é por isso que decidi parar", revelou um deles, citado pelo DutchNews, acrescentando: “Recebi muitas respostas muito simpáticas, mas é evidente que há pessoas que pensam de forma diferente. Tenho de as respeitar e de as ouvir. A última coisa que quero é que as pessoas tenham um sentimento desagradável em relação à minha abordagem".
Os Países Baixos lideram o Grupo D do Europeu juntamente com a França, que venceu a Áustria por 1-0 e será precisamente o seu próximo adversário, num jogo marcado para sexta-feira, às 20h00.
A homenagem em questão: