Avançado do Corinthians chegou aos 52 golos pela seleção neerlandesa
Corpo do artigo
O avançado do Corinthians Memphis Depay tornou-se no máximo goleador da seleção neerlandesa de futebol, com 52 golos, ajudando os Países Baixos a vencerem na qualificação europeia para o Mundial'2026, em que Espanha e Bélgica golearam.
Depay chegou aos 52 golos pela seleção laranja, ultrapassando Robin van Persie, ao abrir o marcador na visita à Lituânia, aos 12 minutos, e ao fazer o segundo, aos 63', permitindo aos neerlandeses vencerem por 3-2.
A equipa orientada por Ronald Koeman chegou aos 10 pontos, contra três da Lituânia, que teve o avançado do Arouca Jansonas no onze titular, enquanto a Polónia, com Kiwior e Bednarek, do FC Porto, igualou a dezena neerlandesa.
Os polacos venceram a Finlândia por 3-1, em Chorzów, com golos de Matty Cash (27'), o capitão e estrela Lewandowski (45'+2') e Kaminski (55'), marcando Kallman (88') para os finlandeses, descolando dos sete pontos dos nórdicos na poule G, igualando os Países Baixos, que ainda têm um jogo a menos.
A Espanha foi à Turquia aplicar meia dúzia, com Mikel Merino em destaque, com um "hat-trick", e Pedri, que marcou dois golos, como grande criador, em goleada completada por Ferrán Torres.
Ao segundo jogo, os espanhóis continuam perfeitos, após o triunfo ante a Bulgária (3-0), e comandam o Grupo E, com seis pontos, enquanto os turcos, com Deniz Gul, do FC Porto, como suplente não utilizado, ainda não pontuaram.
Pelo meio, a Geórgia somou os primeiros três pontos, os mesmos da Turquia, ao vencerem os búlgaros por 3-0, com auxílio do médio do Sporting Kochorashvili, titular no triunfo georgiano.
Seis também foi o pecúlio logrado pela Bélgica na receção ao Cazaquistão, com o sportinguista Debast no onze, graças a um bis de De Bruyne e outro de Doku, em goleada completada por Raskin e Meunier.
Acima dos dez pontos dos belgas, que têm um jogo a menos e igualaram o País de Gales, só os 11 da Macedónia do Norte, surpreendentemente invicta no agrupamento J, depois de golearem o Liechtenstein (5-0).
Um golo de Rigo, aos 90 minutos, permitiu à Eslováquia sair do Luxemburgo com seis pontos em seis possíveis, como surpreendente líder do Grupo A, em que Irlanda do Norte e Alemanha têm três pontos após duas jornadas.
Os alemães, domados pelos eslovacos há três dias (2-0), só desbloquearam a receção à Irlanda do Norte (3-1) nos últimos 20 minutos do encontro, após Gnabry (7') abrir a contagem e Price (34') empatar.
Amiri (69') e Wirtz (72') evitaram males maiores para os germânicos na qualificação para o Mundial'2026.