Rui Vitória "muito agradado" com as condições em Moscovo e a desejar plantel "competitivo"
Treinador completou, esta sexta-feira, a semana inaugural de preparação da nova época. Perante a Imprensa russa, Rui Vitória exprimiu satisfação pelas condições de trabalho em Moscovo, a entrega dos jogadores nos treinos e admitiu a avaliação da dimensão do plantel. Português confia no apuramento da Seleção Nacional ante a Bélgica no Euro
Corpo do artigo
Primeira impressão: "Quando aqui chego e começo a trabalhar, ainda fica mais satisfeito. Estou agradavelmente surpreendido. Quer os jogadores, a estrutura, as condições de trabalho... É tudo fantástico. É uma máquina que está a funcionar e dou os parabéns à estrutura, que tem sido fantástica. Foi uma semana de enorme qualidade"
"Já vimos todas as condições [centro de treinos e estádio]. Ficamos muito contentes por ter estes dois espaços de grande qualidade. Esta época será diferente da anterior porque vão haver jogos de três em três dias. Temos que gerir muito bem, quase semana a semana, viagens e deslocações."
Mentalidade: "Se há algo que aprendi ao longo destes anos, foi que nunca sabemos qual é o jogo importante. Quantas vezes nós não chegámos ao final do campeonato e dizemos "se não tivéssemos perdido ali pontos, com uma equipa teoricamente menos forte, se calhar teria sido diferente o campeonato"... Vamos enfrentar todos os adversários com foco total."
Definição do plantel: "Estou muito agradado com o desempenho dos jogadores que estiveram emprestados e que regressaram ao clube. Agora, lentamente e à medida que alguns chegam das seleções, vamos arrumando. Não gosto de ter plantéis demasiado longos, embora tenhamos competições europeias e que vão aumentar o calendário. Vamos fazendo avaliações e decidir o que é melhor para o clube, acima de tudo."
"Quero dois jogadores por posição e um plantel equilibrado. Não há um grupo de onze e depois outro. Gosto de ter competitividade interna e qualidade no plantel. Se houver necessidade de reforços, acrescentaremos."
Controlo pandémico: "Como acontece normalmente com equipas de alto nível, como a nossa, muitos jogadores representam seleções. Temos que analisar em concreto cada um deles. Estamos a controlar isso. Além disso, é fundamental estarmos atentos à proteção deles contra a covid-19 e dar o exemplo. Temos que ter consciência da importância do controlo da pandemia. Vou passar essa mensagem. Pretendemos, o mais rapidamente, que o futebol volte à total normalidade."
Jogo Portugal-Bélgica: "Será difícil [risos]. Mas Portugal tem qualidade para disputar qualquer jogo. Estou convencido de que se vão apurar para os quartos-de-final."