Rui Jorge: "Após a expulsão foi bastante difícil, mas conseguimos manter a organização"
A seleção sub-21 bateu a Noruega, por 3-2, num jogo que o selecionador considerou de "excelente"
Corpo do artigo
Rui Jorge assume a importância do triunfo por 3-2 na Noruega, num jogo em que a seleção sub-21 jogou uma hora em inferioridade numérica, após expulsão de Diogo Queirós, aos 29 minutos.
"Após a expulsão foi bastante difícil, mas conseguimos manter a organização e acabámos por vencer o jogo. Obviamente, nos últimos minutos, e até por haver algum cansaço e a maior quantidade de noruegueses na frente, isso criou-nos muitas dificuldades. Mas conseguimos três pontos muito importantes", disse, reaçando a atitude da equipa.
"Fizemos uma excelente partida. Iniciámos muito bem o jogo e enquanto houve igualdade numérica, fomos plenamente dominadores. Estivemos bem em todas as partes do encontro", elogiou
Fábio Vieira (2'), Jota (20') e Florentino (78') apontaram os golos de Portugal, enquanto Thorstvedt (83, de penálti) e Larson (90) faturaram para a Noruega.
Na classificação do grupo 7, Portugal segue em segundo, com nove pontos (quatro jogos), contra 12 da líder Holanda (quatro), sete da Noruega (cinco), cinco da Bielorrússia (quatro), quatro de Chipre (cinco) e nenhum de Gibraltar (quatro).
"Neste grupo há três equipas acima da média, Portugal, Holanda e Noruega. Qualquer uma destas pode retirar pontos às outras. É evidente que o jogo com Holanda em casa vai ser importante, até na luta pelo primeiro lugar", reconheceu Rui Jorge, sobre o desafio de março, após a receção ao Chipre.
Em casa do maior adversário, Portugal perdeu por 4-2 em outubro.
Entretanto, Rui Jorge destacou a importância de a sua equipa fazer "boas exibições", confiando num "entrosamento e crescimento maiores" que virão com o tempo, de um grupo com "mescla de jogadores dos 18 aos 21 anos".
"Vamos solidificar a forma de jogar, mantendo a inteligência como um dos fatores principais da equipa. (...) Hoje tivemos grande postura tática dos jogadores. Tem a ver com o conhecimento de jogo deles, que deverá ser mais consistente ao longo do tempo. Deram excelente demonstração dessa valia tática", congratulou-se.
A fase final do Europeu de 2021 realiza-se de 9 a 26 de junho, na Hungria e Eslovénia, com 16 seleções, os dois anfitriões, os vencedores dos nove grupos, o melhor segundo e ainda os quatro vencedores dos play-offs entre os restantes segundos.