O treinador nacional chamou 25 atletas para estágio mas a lista vai encurtar antes de 1 de maio. Só do Benfica são 14 atletas...
Corpo do artigo
Já é conhecida a lista de convocados para o estágio competitivo dos sub-17 tendo em vista a participação no Campeonato da Europa da categoria, que vai decorrer em Inglaterra entre os dias 4 e 20 de maio. Antes do dia 1 de maio, data da partida para Londres, os atletas vão trabalhar na Cidade do Futebol, em Oeiras, Rui Bento terão de divulgar a lista final dos 20 eleitos.
Em declarações ao fpf.pt, o responsável por este escalão salientou a importância que a participação na fase final de um Campeonato da Europa pode representar no desenvolvimento dos internacionais portugueses e recordou o grande objetivo das seleções jovens: "Gostaríamos de ter a capacidade de projetar jogadores para representar a Seleção principal. Esse é sempre o nosso grande objetivo [...]. Os nossos títulos são os jogadores que vemos [com passagem pelos escalões de formação] na seleção principal", frisou, de olhos postos no futuro.
Numa primeira abordagem ao Europeu de Inglaterra, o técnico português elogia os adversários de Portugal no grupo B: "A Noruega é uma equipa forte sob o ponto de vista físico. Gosta muito de relacionar o jogo em duelos individuais e é muito pressionante. A Suécia já tem uma organização diferente, procura jogar mais, mas ambas são fortes e têm bons executantes, principalmente no setor ofensivo. A Eslovénia é a mistura das duas. Consegue ter bons executantes e um desenvolvimento de jogo interessante", referiu.
A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).
Recorde-se que Portugal já tem duas vitórias em Europeu sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).
Eis a lista completa dos 15 convocados:
Benfica: Bernardo Silva, Francisco Saldanha, Gonçalo Ramos, Henrique Jocu, Henrique Pereira, Jair Tavares, João Ferreira, João Monteiro, Nuno Cunha, Rafael Brito, Sandro Cruz, Tomás Tavares, Tiago Gouveia e Úmaro Embaló
Braga: Eduardo Ribeiro
FC Porto: Francisco Meixedo, Fábio Silva, Levi Faustino, Rodrigo Valente, Rafael Pereira e Tiago Matos
Sporting: Diogo Almeida, Félix Correia e Rodrigo Fernandes
V. Guimarães: Gonçalo Tabuaço