Até Gary Lineker (melhor marcador do Mundial de 1986) ficou deslumbrado com o remate do internacional português que, na última quarta-feira, selou a vitória por 2-0 do Wolverhampton
Corpo do artigo
Passada a fase de estupefação, Rúben Neves já é uma confirmação no futebol inglês. Para mais, depois do golo que marcou na quarta-feira, contra o Derby County, num remate de fora da área que voltou a deixar toda a gente impressionada. Se há um mês o apontavam como melhor médio da história dos Wolves, a fasquia das comparações não parou de subir: Andrea Pirlo e Zinédine Zidane são duas referências lembradas para vincar a admiração pelo português.
Já com o estatuto de maior ídolo do plantel entre os adeptos, Neves viu há pouco o cântico pessoal ser atualizado: "We"ve got Neves, Rúben Neves, I just don"t think you understand. He"s Nuno Santo man, he"s better than Zidane." [Nós temos o Neves, Rúben Neves, não sei se vocês percebem. Ele é o homem de Nuno, ele é melhor do que Zidane.]
A comparação pode ser precipitada, mas pelo menos ilustra as enormes expectativas que ninguém consegue contornar. Quanto à comparação com Pirlo, foi o próprio Neves a dar o mote nas redes sociais. "Eu penso, logo jogo. Andrea Pirlo", escreveu o português, num trocadilho do italiano com uma famosa máxima de Descartes.
Na resposta, um fã logo passava ao exagero: "O Pirlo já tem pósteres teus no quarto", escreveu. Inegável é que, tal como Pirlo, Neves está um especialista em golos de longa distância (ver quadro em anexo), quase sempre de grande beleza estética. Não se limita a chutar com toda a força que consegue - para além disso, tem a preocupação em rematar de forma colocada (e inesperada) para os guarda-redes. Os exageros devem-se pura e simplesmente ao entusiasmo que Neves está a despertar em Inglaterra. Até o próprio Gary Lineker deixou escapar um comentário deslumbrado relativamente ao golo em questão. "Uau!", escreveu o melhor marcador do Mundial de 1986.