Rúben Dias, defesa-central da Seleção portuguesa e do Manchester City, falou em conferência de imprensa, esta segunda-feira, para fazer a antevisão ao jogo de Portugal com a Chéquia, agendado para as 20h00 de amanhã. É o primeiro jogo da equipa das quinas no Euro'2024
Corpo do artigo
Pepe jogará? "Eu acho que está tudo bem. Ainda não sabemos quem vai jogar nem o sistema."
Como está o balanço de experiência com juventude às portas desta estreia no Europeu? "É um misto positivo. Temos experiência juntos, mas também de estarmos em grandes equipas e competições. Esse passar por dificuldades juntos, competição a competição, sabemos onde podemos melhorar e ajuda a construir o espírito que preciamos para uma prova como estas."
Sentem-se favoritos? "Não gosto de me fixar em favoritismos. Todos sabemos da qualidade que temos, sabemos todos das condições que temos para fazer algo especial. Depende sempre muito da capacidade que tivermos para nos juntar a cada momento, como fizemos em todos os estágios. Cada novo estágio, após clubes, após mentalidades diferentes nos clubes, cada estágio é quase tudo novo, não tudo pelo contexto que sabemos que vamos ter, mas é um momento que temos novamente que nos juntar. Sempre achei interessante essa pré-disposição, o que fizemos será resultado dessa capacidade, frescos na mente, com energia, e pelas dificuldades que sempre vão aparecer pela frente, a capacidade de lidarmos com elas e crescermos na competição."
Derrota com a Croácia ajudou? "Foi um momento importante para observar e refletir a abordar diversos temas que temos de melhorar. Onde preferia que acontecesse, era exatamente ali. Estamos a começar a competição e face à falta de coisas que deviam ter acontecido nesse jogo, estamos hoje muito mais prontos."
Memórias de jogos com a Chéquia na Liga das Nações ajudam a definir abordagem? "Nós temos esses jogos presentes, mas temos consciência que o tempo passou e circunstâncias são diferentes. Presente esse jogo, mais que o resultado, a abordagem e o feeling no campo, vamos jogar contra equipa diferente, mas contra muitos dos mesmos intervenientes. Será um fator de confiança."