"Rúben Amorim? Não é culpa dele. Se alguém tem culpa são as pessoas que o escolheram"
Ex-selecionador da Croácia, Bilic, defende o treinador português
Corpo do artigo
Em conversa com a rádio britânica talkSPORT, Slaven Bilic defendeu Rúben Amorim. “Ele é novo na Premier League mas já fez bom trabalho no Sporting. Não ganhou apenas um título num ano em que talvez tenha tido sorte ou o Benfica e o FC Porto tenham tido um ano mau, ele conquistou duas vezes em três anos, não pode ser apenas sorte. Portanto, é preciso dar-lhe tempo. Ele tem tido dificuldades mas também não tem jogadores. O Manchester United nunca jogou com três centrais, sempre jogou com bons laterais e bons extremos, mas agora estão a atuar com três centrais. Se não há jogadores, não podem simplesmente despedir Rúben Amorim”, comentou o antigo treinador do West Ham.
O treinador de 56 anos deu o exemplo do Liverpool, que após a saída de Klopp procurou um treinador que seguisse a mesma filosofia e tivesse um estilo de jogo semelhante.
Rúben Amorim tem sido amplamente criticado na imprensa inglesa por insistir na formação 3-4-3, onde joga com laterais ofensivos. A sua capacidade de adaptação tem sido questionada, mas Bilic considera que Amorim não deve mudar a formação tática que o fez ter sucesso: "Quando se escolhe Amorim, sabes como Amorim vai jogar, então não é culpa dele. Se alguém tem culpa são as pessoas que o escolheram, eles sabiam que ele ia jogar com três atrás. Quando és bom em algo e acreditas em algo e pensas: 'Isto sou eu, é assim que eu jogo, o meu estilo resultou no Sporting, foi o que me trouxe para o Manchester United, então porque devo mudar?'", acrescentou o antigo selecionador da Croácia.
Recorde-se que o Manchester United foi eliminado da Taça de Inglaterra frente ao Fulham de Marco Silva, em Old Trafford, e é o 14.º classificado da Premier League.
O treinador português apenas pode conquistar a Liga Europa. Na quinta-feira, joga a primeira mão dos oitavos de final contra o Real Sociedad, em Espanha.