Direção do Manchester United mantém a confiança no treinador português, mesmo após o desaire europeu frente aos spurs
Corpo do artigo
Rúben Amorim continuará a ser treinador do Manchester United em 2025/26. Após a derrota na final da Liga Europa frente ao Tottenham (1-0), o técnico português disse que não vai desistir do projeto, garantindo, porém, que sairia sem exigir qualquer indemnização caso essa fosse a vontade de quem manda no clube – o que não se verifica, de acordo com informação veiculada ontem pela BBC.
Amorim continua a ter a confiança da Direção encabeçada por Jim Ratcliffe, que o vê como líder ideal para levar o clube para outro patamar. Aliás, Amorim até já terá sido informado do orçamento que vai ter à disposição para atacar o próximo mercado de transferências: cerca de 128 milhões de euros, segundo o “The Guardian”. O United falhou o apuramento para as provas europeias, pelo que terá de lidar com as limitações inerentes a esse cenário, tanto no que respeita aos valores que poderá gastar, como também à menor margem para aliciar atletas de nível alto.
Por agora, Matheus Cunha e Liam Delap têm sido os nomes apontados com maior insistência, encontrando-se ambos dentro dos limites orçamentais a respeitar pelos red devils. Mais reforços, todavia, ficarão sempre dependentes de vendas a realizar, até devido ao fair-play financeiro.Na época em curso, poucos foram os nomes que brilharam – e pelo contrário, muitos desiludiram. Nesse sentido, e ainda que a péssima época se reflita numa descida do valor de mercado de todo o plantel, vários são os nomes apontados à saída, com Garnacho à cabeça: após o jogo com os spurs, o argentino questionou a opção de Amorim em deixá-lo no banco e colocá-lo só aos 71’, assumindo que iria avaliar as opções em relação ao seu futuro, declarações que não caíram bem no clube. Há ainda jogadores emprestados, como Rashford (Aston Villa), Antony (Bétis) e Jadon Sancho (Chelsea), que poderão também significar encaixes significativos para os depauperados cofres do Manchester United.
Atletas também defendem a continuidade do treinador
Ainda na zona mista da Liga Europa, Amorim recebeu o apoio dos jogadores que orienta. “Tenho 100 por cento de certeza que é o homem certo. Os padrões que tem, o que exige, a visão”, salientou Diogo Dalot, corroborado por Luke Shaw: “Já tive cá vários treinadores. Falo em meu nome e sei que o posso fazer por todos os jogadores: é o treinador certo para levar o clube de volta ao topo.” Rio Ferdinand, lenda do United, pediu “mais tempo” para o luso; já Roy Keane criticou a falta de soluções na final: “Quando dependes de Maguire, tens um problema.”