"Rúben Amorim demorará 18 meses a implementar o seu estilo no Manchester United"
Palavras de René Meulensteen, que garantiu ainda que Alex Ferguson "terá todo o gosto" em dar conselhos ao treinador português, que se vai estrar no comando do Manchester United no domingo, em casa do Ipswich
Corpo do artigo
René Meulensteen, adjunto que coincidiu com Alex Ferguson no Manchester United entre 2007 e até à sua retirada dos bancos, em 2013, garantiu esta quinta-feira que o lendário treinador escocês terá todo o gosto em dar conselhos a Rúben Amorim, que se vai estrear no banco dos red devils no domingo (16h30), quando visitar o Ipswich na 12.ª jornada da Premier League.
Em declarações ao portal Tribal Football, o técnico neerlandês começou por refletir sobre qual será o primeiro grande desafio do antigo timoneiro do Sporting em Old Trafford, ao leme do atual 13.º classificado da liga inglesa.
“O primeiro obstáculo para Rúben Amorim no Manchester United será implementar o seu novo sistema, de forma a que toda a gente saiba o seu papel individual e as suas responsabilidades, isso não vai acontecer da noite para o dia. Ele precisará de trabalhar nisso dentro e fora de campo e de apoiar com vídeos, mas não teve muito tempo para trabalhar com os jogadores por causa da pausa internacional. Será interessante ver que tipo de sistema ele vai usar contra o Ipswich, no sentido de se vai apostar nisso de imediato ou se facilitará a entrada dos jogadores”, apontou.
“Vai demorar algum tempo até que os jogadores se habituem, por isso, ele pode não conseguir as exibições e os resultados de imediato. Mas penso que ele será muito claro em termos do que quer fazer. O que estou a dizer é que ele deve entender muito rapidamente o quão rápido conseguirá fazer com que o seu sistema funcione com estes jogadores numa liga tão forte como a Premier League. Esse é o seu maior desafio”, completou.
Nesse sentido, Meulensteen garantiu que Alex Ferguson estará completamente à disposição de Amorim caso o português necessite de conselhos para retirar o melhor da sua nova equipa.
“Sir Alex Ferguson foi sempre muito generoso em partilhar o seu conhecimento e ajudar outros treinadores. Ele sempre gostou de ajudar treinadores jovens a ter sucesso, estou convicto de que irá acontecer o mesmo com Rúben Amorim. Ele estará, sem dúvida alguma, a uma chamada de distância caso Amorim queira algum conselho. Já passou muito tempo desde que se retirou, mas a sua presença será sempre sentida no clube e penso que o melhor para qualquer treinador novo é trabalhar juntamente com essa presença. Ele terá todo o gosto em dar-lhe conselhos”, referiu.
De resto, o treinador-adjunto, fora de atividade desde que deixou a seleção da Austrália, em 2023, deixou elogios para a personalidade de Amorim, frisando que será um aspeto fundamental em termos do sucesso que terá no gigante inglês, mas avisou que precisará de “tempo” para “implementar o seu estilo” no United.
“Rúben Amorim tem montes de carisma, perspicácia tática e tem feito as coisas certas, no sentido de dizer que quer criar uma identidade forte no Manchester United. Se será um sucesso a longo prazo no clube, só o tempo dirá, mas sei que vai demorar cerca de 18 meses até conseguir implementar o seu estilo na equipa. Ele sabe que tudo depende das exibições e dos resultados, quer sejas um treinador experiente ou um treinador jovem”, concluiu.