O antigo avançado assumiu o comando do emblema da segunda divisão inglesa em meados de outubro, não tendo vencido qualquer dos cinco jogos que orientou até ao momento
Corpo do artigo
Wayne Rooney está longe de ter um início promissor no Birmingham, depois de ter assumido o leme do emblema da segunda divisão inglesa em outubro, quando se encontrava na sexta posição do campeonato.
Até ao momento, o antigo avançado inglês orientou cinco partidas no Championship, perdendo quatro e empatado uma, o que resultou na queda dos “blues” para a 18.ª posição da tabela, tendo apenas oito pontos de vantagem para a zona de despromoção.
Com base nessa série de resultados negativos, Jermaine Pennant, antigo extremo do Arsenal, Liverpool e Birmingham, apontou o dedo a Tom Brady, ex-estrela de futebol-americano e dono do clube, criticando a decisão de substituir o técnico anterior, John Eustace, por Rooney.
"É triste ver o que está a acontecer no Birmingham. John Eustace deve estar sentado em casa com um charuto e uma chávena de chá. O Birmingham estava em sexto lugar, mas agora está em 18.º e a oito pontos da despromoção. É uma catástrofe e um erro crasso. Não havia razão para olhar para Wayne Rooney ou para qualquer outro treinador, tendo em conta o que fizeram na época passada. Sei que ainda é cedo, mas não me parece que vão a lado nenhum. Wayne Rooney não ganhou o direito de ter um cargo como este, mas penso que os proprietários norte-americanos o tenham visto como um nome de referência. Eles precisam de perceber que as coisas não funcionam assim. Isto não é futebol americano ou basquetebol, é futebol inglês e é preciso um treinador que saiba ganhar jogos”, apontou, em declarações à plataforma “King Casino Bonus”.
"Foi sem dúvida um erro despedir Eutace. Percebe-se porque é que os adeptos estão tão chateados. Levaram a equipa do sexto para o 18º lugar no espaço de um mês, é de loucos! Os proprietários deveriam admitir os erros que cometeram e não falar das suas visões para o futuro. Estão quase a lutar contra a despromoção e a visão deles é chegar à Premier League, é muito estranho. Os adeptos do Birmingham devem estar a fervilhar ao ver isto. Não são apenas os resultados, são os desempenhos. Antes eram difíceis de bater, mas agora estão a perder confortavelmente. Grande parte da situação tem de ser atribuída a Rooney e à sua equipa. Antes, o clube estava em sexto lugar e estava a conseguir resultados com Eustace e com os mesmos jogadores. Rooney assumiu uma boa equipa e agora está em 18º. lugar. A tática, a formação ou as escolhas não estão a funcionar e é preciso olhar para isso. O que quer que a equipa esteja a fazer não está a funcionar", completou, visando também o treinador.
O Birmingham não joga na Premier League desde a temporada 2010/11, tendo terminado a edição passada do Championship, segunda divisão inglesa, na 17.ª posição (em 24 equipas).