Ronaldo sobre Yamal e a Bola de Ouro: "Quem ganha a Liga dos Campeões..."
Declarações do capitão da Seleção Nacional na antevisão à final da Liga das Nações, contra a Espanha. Apito inicial às 20h00 de domingo
Corpo do artigo
Já fez um "hat-trick" contra a Espanha: "A vida também é baseada em memórias, que fazem o que somos hoje. De vez em quando, há um flashback dessas boas memórias, que é motivador. Ao longo dos anos, o futebol ensinou-me que o passado é passado e que há viver os momentos presentes como os últimos. Não é o último, mas é dos últimos. É um troféu bonito, que Portugal já ganhou, mas queremos ganhar outra vez. Tudo pode acontecer, mas espero que possamos levar o troféu para Portugal."
Explosão de Lamine Yamal: "A verdade é que o rapaz está a fazer as coisas muito bem. Está num clube e uma seleção que o ajudam bastante, o que é propício a potenciar as suas qualidades. O que peço é que deixem o rapaz crescer tranquilamente. Não o pressionem tanto. Para bem do futebol, há que deixá-lo crescer com tranquilidade e desfrutar dele durante muitos anos. Vocês podem ajudá-lo nesse sentido, deixando-o tranquilo, porque talento não lhe falta."
Espanha não é só Yamal: "Tenho muita ligação a Espanha, por isso, tenho um carinho muito especial. Falam muito do nome dele, e com razão, porque é muito bom, mas eu tenho de valorizar Espanha, porque foi sempre uma das melhores seleções do mundo. É uma equipa muito competente. Têm Williams, que é muito bom jogador, os médios também, Pedri e toda essa geração jovem. O próprio treinador está a fazer um grande trabalho, é uma pessoa muito séria. É um rival muito difícil. Joguei mil vezes contra Espanha, e é sempre bom de se ver. Espero que seja um jogo difícil, que as pessoas se divirtam e que, no final, Portugal possa ganhar."
Daria algum conselho a Yamal? E quem deve vencer a Bola de Ouro? "Gosto de dar conselhos a quem os queira escutar, em privado. Conhecem-me muito bem, já disse que considero que os prémios individuais perderam o consenso do mérito. Não há algo que possas dizer que faça com que ganhas. Normalmente, na minha opinião, quem deveria ganhar é quem se destaca e conquista a Liga dos Campeões. Quem ganha a Liga dos Campeões tem muitos jogadores que podem vencer. Já não acredito muito nos prémios individuais, porque sei o que se trabalha por trás da verdade. O rapaz tem um grande potencial, sem dúvida. Se continuar assim, dentro de dois, três ou quatro anos ganhará, fácil. Tanto ele como Mbappé, Dembélé, Vitinha, outros jogadores de Espanha que vão surgindo. Os prémios individuais já são um pouco irrelevantes."