Portugal procura tornar-se o máximo goleador de sempre em fases de qualificação para o Mundial. Pode ultrapassar Mijatovic, mas há um polaco que também dita leis.
Corpo do artigo
Mais um recorde para devorar. Cristiano Ronaldo não perde o apetite que tem por atingir determinadas metas, sejam elas coletivas ou individuais. Nesta corrida para o Mundial, o astro português volta a ter em mente mais um registo histórico: o de melhor marcador de sempre em fases de apuramento para o Mundial da zona UEFA. Para concretizar esse desafio, basta-lhe marcar mais um golo para ultrapassar Mijatovic e igualar Lewandowski: o sérvio detinha o recorde desde o apuramento para o Mundial"1998, mas já foi apanhado pelo CR7, ambos com 14 golos. Esta quinta-feira, Lewandoski fez três golos na Arménia e passou a somar 15, ultrapassando o duo.
Mais difícil mas não impossível - quando se trata do CR7 - é tornar-se o melhor marcador de sempre em apuramentos de Mundiais, falando de todas as confederações. Esse recorde pertence ao iraniano Karim Bagheri, que apontou 19 golos no França"1998 - sendo que o Irão disputou duas fases de grupos. A nível mundial, na corrida à Rússia, o saudita Mohammed Al-Sahlai e Ahmed Khalil, dos Emirados Árabes Unidos, destacam-se, com 16 golos apontados cada um.
Para já, na zona UEFA, a corrida está renhida: Lewandowski leva 15 golos, Ronaldo tem 14, mais quatro do que Lukaku (10). O jogo contra Andorra, no sábado, pode fazer disparar o camisola 7. Na primeira volta, Ronaldo apontou quatro dos seis golos com que a Seleção despachou este adversário...
No passado, também Eusébio, no apuramento para o campeonato de mundo de 1966, e Pauleta, na qualificação para o Mundial"2006, cilindraram a concorrência na zona europeia, com sete e 11 golos, respetivamente, selando as presenças em Inglaterra e Alemanha com um desempenho brilhante.