O sistema em que melhor se estende é o 4x3x3, com um ponta-de-lança de enorme potencial: Florin Andone, 23 anos
Corpo do artigo
O futebol latino que cresceu mais influenciado pelo leste teve uma crise de identidade mas ressurge agora sobretudo através da criatividade dos seus maiores talentos. Isto é, vejo esta equipa a valer mais por alguns jogadores do que pelo onze no seu conjunto, embora tenha crescido taticamente no apuramento.
O sistema em que melhor se estende é o 4x3x3, com um ponta-de-lança de enorme potencial: Florin Andone, 23 anos, fino nos movimentos e no remate (embora o titular deva ser Keseru). É, porém, vindo das costas do nº9, que surge o jogador mais desequilibrador: Stanciu. Atrás desta vertente criativa, os médios-centro Hoban e Pintilii são o cimento tático de um sistema que então fica num 4x2x3x1 com este "duplo-pivot". Em qualquer das variantes, procura sempre acelerar a ligação meio-campo/ataque através da inteligência do veterano Sanmartean ou da rapidez nas faixas, sobretudo com as explosões de Torje sobre o lado direito. Desta forma, fica uma equipa atraente a atacar que na defesa tem Chiriches como principal líder do sector onde ainda está Rat a lateral-esquerdo. Quando tudo isto falha, toda a confiança num belo guarda-redes, Tatarusanu, daqueles que salvam jogos.
A ESTRELA: GABRIEL TORJE
Diferença desde a ala
Um ala rápido, com poder de arranque, desmarcação e excelente leitura tática a relacionar as faixas com as zonas interiores. Parte preferencialmente da direita e procura pegar no jogo sempre que pega na... bola, pela forma como a sua riqueza de movimentos permite que a equipa se distribua melhor no processo atacante. Com 26 anos, maturidade plena atingida, este pode ser o cenário ideal para confirmar esta qualidade tático-técnica.
TREINADOR: ANGHEL IORDANESCU
Treinador para 100 anos
Foi considerado o "treinador do século" pela Federação romena. Só por este facto vê-se o prestígio que este homem que já foi nomeado por três vezes selecionador romeno porque sempre que a seleção entra em crise todos revêm nele a solução. Aos 66 anos (chegou aos quartos-de-final do Mundial 94) tem sempre a palavra certa para estabilizar a equipa. A sua sabedoria, expressa no controlo emocional e disciplina tática que impôs, foi fundamental para o apuramento.
A PROMESSA: NICOLAE STANCIU
A técnica nas jogadas
Um talento cada vez mais firme do futebol romeno. Segundo-avançado para jogar solto, finta e muda de velocidade, fugindo muito bem às marcações. Não é muito forte fisicamente (1,68m e 64kg), mas destemido, vai para cima dos defesas e ganha espaço decisivo no ataque . Com 23 anos, Nicolae Stanciu tem um alto nível de técnica e movimentação entrelinhas. Feito no Unirea Iulia, está há três épocas no Steaua, vindo do FC Vaslui. Um craque.
TODAS AS CLASSIFICAÇÕES, RESULTADOS E ESTATÍSTICAS DO EURO'2016