Declarações na zona mista após o jogo Geórgia-Portugal (0-4), da terceira e última jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de sub-21, disputado esta terça-feira em Trencin, na Eslováquia
Corpo do artigo
Rodrigo Gomes (jogador de Portugal e autor de um golo): "Fiz mais um golinho e estou muito feliz por ajudar a equipa. Realizámos três jogos excelentes contra equipas difíceis. Empatámos o primeiro com a França [0-0] e tivemos vitórias muito importantes nos dois últimos [5-0 à Polónia e 4-0 à Geórgia]. Marcámos muitos golos e eu consegui ajudar a equipa. Estou muito contente. Agora, é hora de aproveitar, descansar e preparar o próximo jogo, que vai ser muito difícil. Nos três jogos, não sofremos nenhum golo. É muito importante, significa que estamos coesos e temos uma linha defensiva muito boa, que está a fazer jogos muito sólidos e tem contado com grandes defesas do [guarda-redes] Samuel Soares. De certa forma, isto danos uma certa confiança. Quantos mais golos marcarmos, mais confiantes e preparados estamos para o que aí vem.
[Dois golos marcados na prova com assistências de Gustavo Sá] Temos muita qualidade e isso está a vir ao de cima. Ele é um jogador brilhante e felizmente estamos a entender-nos bem.
[Impacto dos suplentes utilizados] É uma das coisas que o mister refere muito e dá para perceber que somos mesmo uma equipa. A malta toda está focada, jogando a titular ou entrando a partir do banco. Quem joga, dá sempre o máximo e isso é o que nos define e nos pode levar longe. Temos um grupo muito forte, damo-nos todos muito bem e estamos a transportar isso para o campo, o que é muito importante. Por isso, temos muitos golos vindo do banco.
[Perspetivas para os quartos de final] Não tenho preferência [pelo adversário], é o que tiver de ser. Há que dar o nosso melhor, tal como temos feito até agora, e entrar em todos os jogos para ganhar. Isso é o mais importante neste momento e, se assim for, vamos fazer coisas muito bonitas. O que são coisas muito bonitas? Mostrar o nosso futebol, dar o melhor em campo e ganhar jogos.
[Estreia em fases finais de Europeus de sub-21] Tem sido excelente. É um sonho estar aqui e marcar por Portugal. Estou muito contente. Ver o golo [marcado frente à Polónia] no [ecrã do] estádio antes deste jogo dá uma certa confiança. Felizmente, consegui fazer mais um hoje e espero ajudar mais a equipa no futuro.".
Chico Lamba (jogador de Portugal): "Sabíamos que ia ser um jogo difícil e queríamos ganhar para garantir o primeiro lugar. A Geórgia ficou com menos um e o jogo tornou-se um pouco mais difícil para nós no começo, porque eles passaram a juntar-se muito à sua área e tivemos de ir atrás dos golos.
[Ausência de golos sofridos na primeira fase] Temos feito um trabalho excelente desde o primeiro dia de estágio. O nosso foco era esse, porque sabemos que temos muita qualidade na frente. Se nos aguentarmos atrás sem sofrer golos, os craques da frente resolvem.
[Perspetivas para os quartos de final] Estamos concentrados em fazer o nosso trabalho, independentemente do adversário. Vamos descansar, preparar esse jogo, entrar com a atitude que temos mostrado até aqui e tentar ganhar como sempre.
[Parceria com João Muniz no eixo defensivo] Tem sido muito fácil, até porque já tinha jogado com ele no Sporting e damo-nos muito bem. A nível individual, o trabalho que tenho feito ao longo da época dá-me confiança. O mister também me tem colocado a jogar e estou a fazer o meu trabalho.
[Estreia em fases finais de Europeus de sub-21] Está a ser um sonho, para ser sincero. Desde o início da época, tinha na mente estar aqui a ajudar o meu país e tem estado a correr bem. Conquistar o título? Temos de sonhar sempre. Sonhar é grátis, por isso temos de o fazer".