Rodri e Aitana Bonmatí conquistam a Bola de Ouro 2024. Recorde a cerimónia
Acompanhe aqui a cerimónia da Bola de Ouro
Corpo do artigo
Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo. Vinícius Jr. ficou no segundo lugar, Bellingham fechou o pódio. Dani Carvajal terminou no quarto posto.
Rodri, jogador do Manchester City e da seleção espanhola, é eleito o melhor jogador do mundo.
"É uma noite incrível para mim. Se me permitirem, vou falar na minha língua para o meu país. Olá a todos. Tenho muito a agradecer esta noite. Primeiro, à France Football e à UEFA pelo galardão e por estar aqui mais um ano. Depois, quero agradecer a toda a gente que votou em mim para receber este prémio. É um dia muito importante para mim, para a minha família e para o meu país. Quero agradecer à pessoa mais importante para mim neste momento, a minha companheira. Fazemos precisamente hoje oito anos desde que estamos juntos. Sem ti nada disto seria possível. Obrigado também ao meu agente. Quem diria que hoje estaríamos aqui? (...) Também não posso esquecer os meus companheiros, sem eles também não podia estar aqui. Rúben [Dias], muito obrigado por estares aqui. Obrigado ao Manchester City, mas também à seleção, ao Luis [de la Fuente], mas também ao Carvajal, que sofreu a mesma lesão que eu. E também àquele que eu sei que também um dia ganhará este troféu, o Lamine [Yamal]. Continua a trabalhar muito. Há muitos outros jogadores que também mereciam ter ganho este troféu e não ganharam. Falo de Iniesta, Xavi, tantos... Esta é também uma vitória para o futebol espanhol", afirmou.
Aitana Bonmatí conquistou a Bola de Ouro, Caroline Graham Hansen ficou com o segundo lugar e Salma Paralluelo com o terceiro.
Jogadora do Barcelona e internacional espanhola é eleita a melhor jogadora do mundo, recebendo a Bola de Ouro feminina pelo segundo ano consecutivo.
"É um orgulho imenso estar aqui para receber a minha segunda Bola de Ouro consecutiva. Obrigada a todas as minhas colegas, ao meu clube, ao presidente Joan Laporta e também a todos os funcionários do clube. Sem vocês, nada disto seria possível", afirmou Bonmatí.
Técnico do Real Madrid é a eleito o melhor treinador do mundo e arrecada o Troféu Johan Cruyff. No entanto, não marca presença na cerimónia, assim como todos os elementos do Real Madrid. Didier Drogba, um dos apresentadores, lamenta a ausência.
Atual selecionadora dos Estados Unidos é a eleita a melhor treinadora do mundo e arrecada o Troféu Johan Cruyff feminino.
"Boa noite a todos. Em primeiro lugar, quero agradecer a todos. Este prémio significa muito para mim, até porque me fez ter noção da importância que todos os futebolistas têm também fora de campo. É um prémio de todas as minhas colegas de seleção e equipa também. Trabalhamos com o intuito de melhorarmos as condições das gerações futuras. É pelas meninas que continuarei a ser forte. É isso que me faz continuar, tornar o futebol feminino um lugar melhor. Juntas, certamente que conseguiremos um futebol mais justo", afirmou Jenni Hermoso.
Emiliano Martínez é eleito o guarda-redes do ano.
Os dois terminaram a temporada 2023/24 com 52 golos. Mbappé, recorde-se, não marca presença na cerimónia, à semelhança de todos os elementos do Real Madrid.
"Obrigado a todos. Ao meu clube, ao Bayern, aos meus colegas de equipa e toda a minha família. É uma honra receber um prémio como este", afirmou Kane.
Jogador de 17 anos do Barcelona vence o troféu Kopa, que premeia o melhor jogador sub-21 do ano.
"É um orgulho receber este prémio. Obrigado à France Football pelo reconhecimento. Obrigado à minha mãe, ao meu pai, à minha avó, também ao staff, aos jogadores, à seleção, ao míster Luis [de la Fuente], ao Xavi [Hernández] que esteve comigo e ao Hansi [Flick] agora. Dedico a todos que me apoiaram", disse, deixando por fim uma "alfinetada" a propósito da goleada por 4-0 sobre o Real Madrid no "El Clásico".
Antonio Rudiger é o primeiro jogador do Real Madrid, que vai boicotar a sua presença na gala de Paris, na lista desta Bola de Ouro
Phil Foden, do Manchester City, é 11º classificado, na frente de Wirtz (Leverkusen), Dani Olmo (Barcelona), Lookman (Atalanta), Nico Williams (Athletic de Bilbau), que ocupam os lugares até ao 15º
Çalhanoglu é o 20º classificado da Bola de Ouro
Central francês do Arsenal surge depois de Cole Palmer e antes de Rúben Dias
Vitinha é anunciado como 27º classificado da Bola de Ouro, um lugar acima do ex-Benfica Grimaldo, defesa do Leverkusen.