Vencedor da Bola de Ouro de 2024 sofreu uma lesão grave no início da época e espera regressar aos relvados antes que termine
Corpo do artigo
A recuperar de uma rotura dos ligamentos cruzados anteriores sofrida num joelho no início da época, Rodri admitiu esta quinta-feira que a sua recuperação está a correr “bastante melhor do que pensava” em termos mentais, apontando o seu regresso aos relvados ainda para 2024/25.
“Ao nível psicológico, bastante melhor do que pensava. É o que imaginava em termos de dor. O primeiro mês é muito complicado, mas ao nível mental correu melhor do que eu pensava. Refiro-me à ânsia de voltar a jogar, esse tipo de coisa. Estou bastante bem e creio que parar também fez bem ao meu corpo, não pela lesão, mas noutros sentidos. Estou a tentar desfrutar de outras coisas que não temos normalmente nesta vida”, explicou, em entrevista ao jornal AS.
Questionado sobre a crise que o Manchester City tem atravessado na sua ausência - terminou 2024 com apenas duas vitórias em 14 jogos - o vencedor da Bola de Ouro recusou declarar a sua lesão como sendo o fator responsável, apelando a uma união da sua equipa e à calma dentro de campo.
“Sempre disse que, quando há baixas em determinadas posições, a equipa acusa-as. Foi o que vivemos noutros anos com De Bruyne ou com outro jogador que tenha estado muito tempo de fora. É um momento em que a equipa deve estar unida. Sei que estamos numa altura má, numa altura que talvez esteja a custar a assimilar e em que não temos estado bem, mas no final isto faz parte do desporto. Há que levantar-se e a coisa boa é que há margem no que resta da época. O futebol muda muito e não creio que, no final, este momento seja significativo, nem para o bom nem para o mau”, referiu.
“Passas por fases durante todo o ano, as temporadas agora são mais largas e é importante a madurez e estar tranquilo. Evidentemente que não é para relaxar nem acreditar que isto vai mudar da noite para o dia, isso não acontece no futebol. Há que melhorar paulatinamente, estamos numa situação um pouco limite. Há que tentar ganhar, mas sem pânico”, vincou, terminando com uma previsão otimista sobre quando regressará às opções de Pep Guardiola.
“Liga das Nações e Mundial de Clubes? Não quero confirmar nada, mas a minha ideia é tentar voltar um pouco antes disso. Está na minha cabeça, são dois grandes torneios que tenho na minha mente para este ano”, apontou.