
Roberto Martínez com Ronaldo
Lusa
Selecionador de Portugal destaca a importância do capitão da Seleção Nacional
Leia também Trubin reage ao erro cometido no jogo frente ao Santa Clara
Roberto Martínez, selecionador de Portugal, concedeu uma entrevista à BBC Sport e Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Nacional, foi um dos temas da conversa. Trabalhar com o astro, garante, tem sido "muito fácil".
"Devido aos seus elevados padrões, às suas expectativas sobre como o trabalho deve ser feito e ao seu compromisso com o jogo. Ele é verdadeiramente um exemplo do que se deve fazer para representar Portugal e a Seleção Nacional. E agora ele está adaptado, obviamente, após 21 anos na Seleção. É um marcador, é um jogador importante para nós, e é o jogador que ele é agora que é importante para mim. Como treinador, um jogador que marcou 25 golos nos últimos 30 jogos internacionais... Não é que ele esteja a jogar pelo que fez no passado, é pelo que faz agora", afirmou Martínez.
Ronaldo tem 41 anos e o final a carreira ainda não tem data. "Bem, temos todas as estatísticas. Se fosse para analisar um jogador que está a cair em termos físicos, não é esse o caso. As suas estatísticas físicas são as de um jogador que poderia continuar indefinidamente. Acho que é mais uma questão de quando ele sentirá que é o momento certo. Acho que ele é um jogador muito crítico consigo mesmo. Quando ele perceber que não pode mais ajudar a equipa, será ele quem decidirá quando parar", comentou.
Depois de vencer a Liga das Nações, o Mundial é o grande objetivo. "Nós chegamos a Portugal, um país com enorme tradução, que criou sempre grandes jogadores, ao longo da história, e, agora, celebrámos o momento no qual Eusébio conquistou a Bola de Ouro, em 1965. Tivemos jogadores como Luís Figo, João Pinto, Rui Costa... É uma tradição, em Portugal, mas eles conquistaram tudo com exceção do Mundial. Nós temos um compromisso incrível por parte dos jogadores, porque este é, provavelmente, um misto de quatro gerações. Temos desde o capitão [Cristiano Ronaldo], que tem 41 anos de idade, ao jogador mais jovem [João Neves], que nasceu no ano em que o capitão fez a sua estreia pela Seleção Nacional. Por isso, estamos ansiosos. O primeiro passo foi conquistar a qualificação. Fizemos isso, e eu acredito sempre que nunca houve uma equipa vencedora que assim tenha chegado à competição. A equipa vencedora torna-se na equipa vencedora durante o torneio", analisou.

