Declarações de Roberto Martínez numa entrevista à SportTV poucas horas depois de anunciar os 26 convocados para o euro'2024
Corpo do artigo
Gonçalo Inácio e António Silva: "O sentimento durante o treino dá muito essas noções. Inácio tem perfil de pé esquerdo, Rúben Dias, Pepe e António Silva têm de pé direito. Mas é importante haver um momento durante o treino. Há situações em que as decisões de quem está no 11 inicial têm a ver com um papel específico, por poderem jogar contra um ponta-de-lança com valências específicas. O mais importante é o período de treino antes do jogo. Na nossa metodologia, o treino dá respostas. É importante ter opções, flexibilidade. Podemos jogar com três centrais, ter um jogador híbrido, outros fora que jogam por dentro, uns que fazem toda a ala. As opções são diferentes de quem executa o conceito tático".
Nuno Mendes muito tempo lesionado e o perfil de Dalot: "Gosto de olhar para as ligações nas zonas do relvado. A posição do Rafael Leão é muito interessante, não há um jogador suficientemente rápido para poder chegar às zonas dele. Faz sentido utilizá-lo para ter largura, profundidade. As associações são essenciais na escolha dos jogadores. Consideramos que o Nuno Mendes é o jogador com melhor perfil, olhamos para as ligações nas diferentes zonas do relvado".
Cancelo no lado esquerdo? "Acho que o Cancelo e o Dalot podem jogar nas duas alas. O Nuno Mendes joga na esquerda e o Semedo na direita. Os papéis dos jogadores estão muito claros".
Versatilidade de Rúben Neves, Danilo e Palhinha, três opções para o meio-campo: "Acho que o Rúben Neves é um '8', pode estar na construção do jogo, mas também chega muito bem, tem último passe. É preciso um box-to-box na zona de influência. Danilo e Palhinha são fortes fisicamente e nas bolas paradas. João Neves é mais um '6', é especialista em proteger, reagir rápido e defender rápido. Isso é importante para uma equipa que quer ter o controlo da bola. Rúben Neves é mais um jogador que ocupa espaços à frente, é mais um '8'".
Pedro Neto esteve muito tempo ausente devido a lesão. Preocupa a falta de ritmo? "O Pedro Neto está a trabalhar há três semanas e agora está apto e fresco. Pedro pode jogar 20 minutos, 45 minutos, uma hora e depois o torneio. A versatilidade e a polivalência dele são os pontos fortes. Pode jogar na esquerda, direita, é muito forte na transição e dá opções para uma linha de cinco. Pode jogar em posições diferentes".