Roberto Martínez imparável no banco da Seleção Nacional. Eis os números
Com o treinador espanhol, Portugal passou a ganhar mais vezes, suplantando Humberto Coelho
Corpo do artigo
Leia também Diogo Costa para blindar onze base e valor da cláusula pode baixar
Em dois anos e meio no cargo, Roberto Martínez tem um percurso à prova de bala se se olhar para os números. O treinador espanhol já é o que detém a percentagem mais elevada de vitórias e apresenta uma margem confortável para o segundo classificado, distância que pode aumentar com a dupla jornada da Seleção Nacional na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, frente à República da Irlanda, no sábado, e Hungria, na terça-feira, dois adversários teoricamente acessíveis.
Com Martínez no banco, Portugal passou a ganhar mais vezes, registando 71,9 por cento de êxitos, batendo a marca de Humberto Coelho, que alcançou 66,7 por cento de triunfos em 24 jogos realizados. Além disso, convém sublinhar que no percurso do selecionador há ainda dois empates (que não entram nestas contas) com sabor a vitória, já que penderam depois para Portugal na marcação de grandes penalidades: contra a Espanha, na final da Liga das Nações de 2025, e Eslovénia, nos oitavos de final do Euro"2024.
Sétimo treinador com mais jogos ao comando da equipa das Quinas (está a oito de igualar Juca), o selecionador destaca-se também na vertente ofensiva, dado que no seu reinado Portugal tem a média de golos mais elevada (2,62 por jogo).