"É um sistema fantástico. E vi todas as estruturas desse género em vários países europeus", afirmou.
Corpo do artigo
Convidado a apontar as principais características dos jogadores portugueses, de forma geral, o selecionador nacional Roberto Martínez indicou a qualidade da formação como uma das qualidades que mais o surpreendeu.
"O jogador português é competitivo. Sabe ganhar e tomar boas decisões. O grande segredo disso, sem dúvida, é a formação. É um sistema fantástico. E vi todas as estruturas desse género em vários países europeus", comentou o treinador espanhol, à margem da 2.ª Conferência Bola Branca, a decorrer no Auditório da Rádio Renascença, em Lisboa.
"Temos 82 jogadores nas maiores ligas europeias e, também por isso, temos a possibilidade de ter aqui uma equipa nacional muito competitiva. A nossa visão é de longo prazo. Precisamos de experiência, mas também de jogadores jovens, porque esses têm sonhos e nunca tiveram uma experiência má, o que pode ser importante", acrescentou Martínez, assinalado depois "o compromisso" como outro dos factores que também o surpreendeu nos jogadores lusos.
"Os nossos jogadores adoram estar na Cidade do Futebol e adoram estar na Seleção. Isso é muito importante", acrescentou, respondendo depois, quando lhe perguntaram se aponta ao título europeu em 2024: "Primeiro precisamos de nos qualificarmos. Importante é ganharmos tempo para crescermos. Precisamos de melhorar, de sermos constantes, mas... porque não?"
16400293