Roberto Martínez: "Fase de apuramento mostrou que o grupo está com atitude"
Declarações de Roberto Martínez na antevisão do Portugal-Chéquia, da primeira jornada do Grupo F do Euro'2024
Corpo do artigo
Scolari foi à final do Euro 2004, na Alemanha foi às meias do Mundial, Fernando Santos tinha muita fé. Tem alguma superstição? "Não, é uma resposta aborrecida, mas não tenho. Tenho a da sexta-feira 13. Não tenho superstições."
Como vive as horas antes do jogo? "No futebol de seleções, as coisas mudam. Temos muito tempo de preparar os jogos. É importante ter um plano de trabalho, quando não posso terminá-lo é difícil. Acho que com experiência podes usar melhor o tempo. Precisamos de estar tranquilos para ajudar e dar soluções. Se posso ter o tempo bem utilizado, posso desfrutar."
O selecionador checo disse que não ia ter medo de atacar... "Acho que o estilo da Chéquia é muito claro. Defrontei a Chéquia três vezes e a estrutura pode mudar. Linha de quatro, de cinco... Mas a ideia gosto muito. É de arriscar, ter pressão alta, com jogadores a quererem marcar golos. O Soucek está a fazer épocas consistentes, o Schick é campeão alemão... Há jogadores com ideias claras. A formação individual marca o estilo. Concordo com o treinador. A Chéquia joga para ganhar, de uma forma que gosta de tomar riscos e será fantástico para o adepto neutro."
Foco especial em algo? "No momento em que tivemos o sorteio, tivemos a oportunidade de marcar três jogos de preparação. Usámos 25 jogadores e tivemos um bloco superior a quatro dias para preparar o jogo. Tivemos uma receção incrível, com os adeptos portugueses... Tem sido incrível esse calor, essa energia. Está a correr como planeado. Estamos ansiosos por começar amanhã, depois de vermos outras seleções a jogar. Ganhar é consequência de jogar bem. Temos experiência no balneário. Temos três jogos, ganhar ou perder o primeiro jogo não dá ou tira os oitavos de final. Temos de trabalhar para conseguirmos a vitória."
Ronaldo disse que esta geração merece ganhar o Euro. Conseguirá? "Acho que a fase de apuramento mostrou que o grupo está com uma atitude e compromisso muito importantes. Ganhámos 10 jogos, mas agora é o torneio. São três jogos e temos de demonstrar o nível que temos aqui. O Cristiano tem muita experiência, é o único a ter jogado em cinco Europeus. Pode jogar o sexto, a sua experiência é importante. O que pode ver no balneário é importante. Como equipa, precisamos de enfrentar momentos de adversidade durante o torneio, para ver se temos nível para ir longe."
Ronaldo teve problemas no Mundial 2022. Como está agora? "Cristiano marcou 9 golos na nossa qualificação, muitos golos no clube, é um goleador, que pode finalizar, que pode abrir espaços, ao longo dos anos mudou a forma de jogar.”