Roberto Martínez: "Despedida de Pepe no Europeu? É importante ir passo a passo"
Declarações de Roberto Martínez, selecionador nacional, após ter anunciado os convocados para os duelos frente ao Liechtenstein (dia 16, em Vaduz) e diante da Islândia (dia 19, no Estádio José Alvalade), ambos a contar para o Grupo J de qualificação para o Europeu de 2024, na Alemanha. Portugal já está apurado.
Corpo do artigo
O que vai testar nestes dois jogos? “Nós precisamos de adaptar, de tentar ligações táticas e conceitos entre jogadores no relvado, de forma a preparar a equipa para o Europeu. O Liechtenstein joga em bloco baixo, numa linha de cinco, caraterísticas muito específicas. Estamos apurados e já garantimos o primeiro lugar. São precisas uma intensidade e uma responsabilidade interna do grupo para apresentarmos o melhor nível. Queremos ganhar, vamos tentar coisas. Nesta altura, a Islândia é uma equipa mais forte do que quando a defrontamos da primeira vez. Este apuramento necessita de mais duas vitórias. Não é um estágio para experimentar, mas sim para preparar e para aprimorar a nossa ideia de jogo. Precisamos de terminar muito bem para fazermos uma festa com os portugueses, para celebrarmos o talento individual espetacular desta Seleção. Precisamos de valorizar e de desfrutar disso.”
Pepe e uma eventual despedida no Europeu: “É importante ir passo a passo. O Pepe teve um impacto muito grande num dos estágios da Seleção. É um jogador com um profissionalismo exemplar, tem uma experiência muito importante para nós. Merece estar na Seleção. O próximo objetivo do Pepe e de todos é estar bem para estes dois jogos. É uma boa notícia ter o Pepe de volta, eu gostei muito da última vez que ele cá esteve.”