Roberto Martínez, a possível sanção de Ronaldo e a ausência no Dragão: "É uma falta de respeito..."

Roberto Martínez
EPA
Declarações do selecionador Roberto Martínez na antevisão à receção de Portugal à Arménia, último jogo da qualificação para o Mundial'2026, agendado para as 14h00 de domingo
Corpo do artigo
Leia também "Asseguro que Luuk de Jong irá regressar no seu melhor"
Cristiano Ronaldo: "Já falei. É um momento difícil, porque depois do jogo as emoções podem não ser claras. Vi que a reação do Cristiano foi uma reação a uma provocação. Uma provocação que começou no princípio do jogo, em todos os lances em que o Cristiano estava dentro da área com os centrais, começou no dia antes, na conferência de Imprensa. Foi uma reação de tentar continuar a jogar, outros jogadores podem utilizar isso, cair no chão e procurar um penálti. Não é uma ação violenta, não é um cartão vermelho de ação violenta, é uma reação a uma provocação. Acho que precisamos de tentar mostrar o caso e preparar bem. Seria muito injusto ser uma sanção longa."
Cristiano Ronaldo vai estar no Estádio? "Já falei do modus operandis da Seleção Nacional. Quando um jogador está lesionado, não está na Seleção, quando um jogador tem cartões, não está na Seleção. Porque o foco dele não é o de jogar. Sempre trabalhamos assim. Quando um jogador não está na convocatória para o jogo, não está na Seleção. O foco dos outros jogadores é o de ganhar o jogo. Já fizemos isso. O Bruno [Fernandes] não estava na Irlanda. O Cristiano já teve cartões, contra a Eslováquia, e o jogo a seguir foi contra o Luxemburgo, a maior vitória de sempre, e o Cris não estava. Para mim é uma falta de respeito para o Cristiano e para os jogadores que estão. É como questionar o compromisso do Cristiano. Por que vamos falar disso? É o capitão, ganhou jogos para a Seleção, compromisso impecável. Agora tem cartões e não consegue estar aqui, faz parte da nossa forma de trabalhar."
Portugal pode atacar de forma diferente, com um jogador mais de área com o Gonçalo Ramos? "Já conhecem... Ainda temos mais um treino, ainda não falei com os jogadores do onze inicial. Gostamos de trabalhar tudo com dois jogadores por posição. Gonçalo Ramos é um marcador, um ponta de lança natural, que fez muitos bons momentos com a Seleção, está num momento muito bom. É o atacante com maior média de golos por minuto nas competições europeias, é um jogador muito importante para ter na Seleção. Ainda não posso falar do onze inicial, mas vai ser importante."
Arménia: "Falei muito da Arménia antes do [primeiro] jogo, acho as pessoas não conheciam o que a Arménia podia fazer. O selecionador não teve muito tempo a trabalhar com a equipa no jogo na Arménia, mas é uma equipa que tenta jogar por dentro, inteligente, com jogadores com capacidade criativa e defensivamente com uma linha de cinco, muito solidária e que fez jogos muito bons. Tiveram azar contra a Irlanda. É uma equipa muito competitiva, respeitamos muito a Arménia e gostei muito do trabalho do selecionador desde o jogo em que os defrontámos."
