Declarações na flash interview após Portugal vencer hoje a Dinamarca, por 5-2 no prolongamento, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações
Corpo do artigo
Análise ao jogo: “Acho que foi um desempenho muito diferente do que fizemos na Dinamarca. Vi uma capacidade para interpretar o jogo, para criar oportunidades, marcar cinco golos não é fácil. Ainda tivemos um penálti, a equipa foi muito inteligente. Fomos superiores. O ambiente na Dinamarca, em Copenhaga, foi muito bom, e hoje o ambiente em Alvalade foi ainda melhor. O futebol é uma lição de vida. Não há facilidades. Não é jogar os jogos e ganhar sempre 3-0. A vida é lutar, trabalhar bem, sermos honestos. A equipa mostrou os valores do povo português. Teve muita qualidade em momentos chave. Tivemos 11 jogadores no onze, com mais cinco que continuaram ao mesmo nível. É a nossa seleção, que nos deixa muito orgulhosos e, agora, na final four."
Exibição de Trincão: "Não é fácil entrar no espaço da seleção. O Trincão já está a trabalhar muito bem. Quando começou no estágio, em setembro, outubro e novembro. Mostrou, nos treinos, que está preparado, como o Diogo Jota, o Ruben Neves, o [Nelson] Semedo. Acrescentaram, e no futebol moderno é preciso mais do que os 11 em campo. Foi um prazer ver o Trincão marcar e mostrar o talento que tem."
Sobre a continuidade no cargo: "Estou aqui para ajudar os jogadores. Sinto muita confiança, dos adeptos, do novo presidente. Sinto a confiança de toda a federação. A seleção é dos adeptos, não do selecionador. Estou aqui para ajudar. Não sou um treinador novinho, tenho muita experiência. Estou tranquilo. Quando a equipa perde, é culpa minha, quando ganha, é dos jogadores. O importante é estarmos aqui a lutar pelos objetivos. Hoje, vivemos uma festa, e é isso que, como selecionador, me importa."
Sobre o apuramento para o Mundial'2026: "Não há jogos fáceis. É a primeira vez que há um apuramento para um Mundial em três meses, e precisamos de continuar ao nível que já demonstrámos. A Liga das Nações mostrou que a competitividade é muito, muito alta, mas vamos continuar a lutar para atingir objetivos”.