Ricardo Pereira é o melhor da Europa no que diz respeito a "terceiras assistências"
Contabilizadas apenas as jogadas encadeadas, ou seja, ao primeiro toque
Corpo do artigo
Ricardo Pereira é o jogador das cinco principais ligas europeias com mais "terceiras assistências", assinala o site "Calcio Datato", especializado em recolha de dados.
Uma terceira assistência é contabilizada como o passe anterior ao penúltimo passe. Ou seja, o golo é apontado graças a uma assistência. O jogador que fez a assistência recebeu o que se chama de penúltimo passe, sendo a terceira assistência o passe anterior a esse, sendo aqui contabilizada apenas em jogadas cujos últimos três passes tenham sido ao primeiro toque.
No total, o jogador do Leicester efetuou cinco, tantos quantos os do francês Benzema (Real Madrid), com quem reparte a liderança neste ranking que, quase não passando de mera curiosidade, realça a participação de um defesa na criação de movimentações ofensivas com potencial de golo.
João Moutinho também está no ranking, com três "terceiras assistências".
A este propósito, o site italiano estabeleceu também um ranking de equipas com mais golos encadeados, ou seja, obtidos em jogadas com três ou mais passes ao primeiro toque na sua fase final.
A liderança, em relação às mesmas cinco principais ligas (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) é ocupada pelo Bayern Munique, com 0,92 golos por jogo dessa forma, seguindo-se Barcelona (0,89 por jogo), e Dortmund (0,72).