Clube da Corunha diz que os dirigentes não foram consultados quanto à decisão e refere que não está disposto a entrar numa "aventura"
Corpo do artigo
O Estádio Riazor, casa do Deportivo, é um dos 11 estádios espanhóis que foram propostos para receber jogos do Mundial'2030, que Espanha organizará com Portugal e Marrocos. Mas o clube da Corunha não ficou muito satisfeito com a decisão, dizendo que não foi nunca consultado quanto a esta intenção.
"O RC Deportivo está empenhado em fazer sempre o melhor para a cidade e para o desporto, no entanto, entende que este modus operandi por parte da Câmara Municipal não é institucional nem pertinente. Por tanto, insta as autoridades a avançar para um diálogo baseado no respeito mútuo, de uma forma séria, profissional e pública, pelo bem da cidade e do clube. Entendemos também que quando esta decisão foi tomada, não teve em conta as prioridades dos afetados, que ficarão privados do seu espaço no relvado, nem a sustentabilidade do clube. O RC Deportivo compromete-se a realizar progressivamente os investimentos necessários no estádio ABANCA-RIAZOR para que este seja um modelo dentro das instalações desportivas da Primeira e Segunda Divisão, mas sempre de acordo com as necessidades da equipa. A prioridade do RC Deportivo é manter o estádio ABANCA-RIAZOR com uma capacidade de 32.471 lugares, de acordo com a dimensão dos nossos sócios e assegurar o orçamento necessário para fazer face aos nossos quadros e aos investimentos destinados ao desenvolvimento e crescimento do clube. Um dos objectivos do RC Deportivo é ter um estádio de categoria 4 da UEFA, quando chegar a altura de jogar nas competições europeias. Mas nem o clube nem os seus accionistas estão dispostos a pôr em risco a sustentabilidade do clube para responder a uma aventura da qual nunca fizeram parte nem foram consultados para fazer parte", lê-se num comunicado do emblema galego.
De referir que a FIFA exige que os estádios que recebem jogos do Mundial tenham uma lotação mínima de 40 mil lugares, pelo que o recinto do Deportivo teria de ser alvo de uma intervenção.
Em sentido contrário, recorde-se, o Valência fez duras críticas por não ser incluído na lista de 11 estádios espanhóis.