RFEF terá manipulado pontuações para deixar estádio do Celta fora do Mundial'2030
Recinto do Celta de Vigo teria uma pontuação superior ao da Real Sociedad, mas acabou por ser o dos bascos o 11.º escolhido pelos espanhóis para receber jogos do Campeonato do Mundo
Corpo do artigo
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) manipulou pontuações dos estádios de forma a que o recinto do Celta de Vigo não fosse escolhido para receber jogos do Mundial'2030, em detrimento da casa da Real Sociedad. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal espanhol El Mundo.
De acordo com a publicação, aquando de uma primeira reunião entre os responsáveis da candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos, em junho de 2024, a RFEF mostrou um documento com as pontuações dadas aos estádios espanhóis e o Estádio Municipal Balaídos era o 11.º melhor pontuado, com 10.2004 pontos. O seguinte era o Anoeta Reale Arena, com 10.1226. No entanto, 48 horas depois, houve uma troca de lugares: o recinto do Celta passou para 12.º e o da Real Sociedad subiu uma posição.
De recordar que Espanha terá 11 estádios com jogos do Campeonato do Mundoa de 2030: os de Real Sociedad, Barcelona, Las Palmas, Sevilha, Málaga, Atlético de Madrid), Saragoça, Espanhol, Deportivo da Corunha, Athletic Bilbao e Real Madrid.
Na sequência deste caso, Abel Caballero, presidente da Câmara Municipal de Vigo, pediu explicações à RFEF: "A única coisa que peço é que nos expliquem que dados usaram para descartar Vigo, que se torne tudo público."
Rafael Louzán, líder da Federação Espanhola, explicou que se tratou de uma "decisão técnica" e que aquele órgão não é "uma administração pública que esteja obrigada a revelar estes dados".