Luto, culpados e surpresa são apenas algumas das abordagens à estrondosa eliminação do Real Madrid, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, aos pés de um Ajax que perdera, em casa, na primeira mão, por 2-1
Corpo do artigo
A eliminação do Real Madrid nos oitavos de final da Liga dos Campeões estaria nas previsões de pouca gente e talvez só o mais otimista adepto do Ajax imaginaria que no final da segunda mão o marcador do Estádio Santiago Bernabéu assinalaria 1-4. Mas, foi exatamente isso que aconteceu e os tricampeões europeus acabaram mesmo eliminados.
Em Espanha, os jornais desportivos dividem-se na forma como analisam. O As, por exemplo, fala em luto e pergunta aos seus leitores quem é o culpado do "desastre": Florentino Pérez, Solari ou plantel? O outro diário desportivo de Madrid, a Marca, diz que Zidane fora o primeiro a perceber o que sucederia a este Real Madrid e assinala que os adeptos deixaram o Bernabéu quase vazio após o quarto golo do Ajax, o golaço de Schone.
Na Catalunha não se comunga da mesma tristeza e isso é notório nos dois jornais desportivos de Barcelona. O Sport, com um texto de opinião, assinala que o Real Madrid-Ajax "despiu todo um clube" e revela a primeira página, toda ela dedicada à eliminação do clube merengue. O Mundo Deportivo vai pela ideia de que com o adeus à Champions, o Real Madrid disse adeus a todas as provas que poderia vencer.
O jornal L'Équipe, único diário desportivo francês, destaca igualmente a eliminação do tricampeão europeu, o mesmo sucedendo com os italianos da Gazzetta dello Sport. Do outro lado do Atlântico, o portal brasileiro Globoesporte chama ao Real Madrid-Ajax qualquer coisa como "Senhor Vexame", destacando, claro, a lesão de Vinícius, que em declarações ao site já disse que os médicos garantiram que nada de grave aconteceu ao tornozelo direito. De volta à Europa, destaque também para o britânico The Guardian, que destaca Tadic na "trágica" eliminação dos tricampeões europeus.