FIFA vai dar 12 vagas à UEFA. Os últimos quatro campeões europeus terão lugar garantido e o resto será atribuído por coeficiente dos clubes nas provas do velho continente
Corpo do artigo
Começam a surgir os primeiros esboços do novo Mundial de Clubes. A partir de 2025, a competição passará de sete para 32 participantes e já há pistas quanto à forma da FIFA atribuir as 12 vagas UEFA.
De acordo com o The Times, quatro das 12 vagas serão atribuídas consoante os últimos quatro campeões europeus. Ou seja, o Real Madrid, como campeão da Champions da época passada, é a primeira equipa a garantir um lugar na prova, em 2025.
15869108
Quanto às outras oito vagas, seriam atribuídas consoante o coeficiente nas provas da UEFA. Por exemplo, aos dias de hoje, as oito formações que teriam lugar no novo Mundial de clubes seriam: Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, PSG, Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Juventus, uma vez que os merengues já tinham conquistado o direito com o triunfo na Champions.
De acordo com o mesmo jornal, a UEFA quer impedir que mais do que dois clubes de cada país possam participar na nova competição, o que abriria espaço a emblemas como Ajax, Dortmund, Benfica, FC Porto, entre outros.
15872783
Nenhuma destas medidas, assinale-se, é definitiva e oficial. As conversações entre as diferentes confederações de futebol continuam e ainda não há um consenso final.