Ressaca histórica da equipa de cinco milhões: "Pensei numa enxurrada de golos"
Croatas do Varazdin visitam os Açores em vantagem e o presidente do clube, Drazen Vitez, sublinhou a “maior vitória de sempre”, detalhando até a modesta folha de encargos
Corpo do artigo
Em contagem decrescente para o duelo decisivo frente ao Santa Clara, na quinta-feira, nos Açores, relativo à segunda mão da Liga Conferência, o NK Varazdin está mais do que motivado para o reencontro, após ter andado, nos últimos dias, a ressacar de um feito histórico na estreia europeia. Orgulhoso pelo desempenho, Drazen Vitez, presidente do emblema croata, considerou ter vivido o triunfo mais importante de sempre do clube, que não tinha experiência europeia e que apresenta um orçamento anual de apenas cinco milhões de euros, garantidos com a venda de jogadores e receitas das transmissões televisivas.
“Como tínhamos um adversário tão forte, pensei que íamos sofrer uma enxurrada de golos”, confessou Vitez, em entrevista ao jornal croata “Sportske Novosti”. Os adeptos embalaram o sonho nas bancadas e acabaram por ser espectadores privilegiados de uma noite que, segundo resumiu o clube logo após a vitória, “fica na história”. E até houve festa no balneário, mesmo com a eliminatória ainda a meio. “Os salários mensais dos jogadores variam entre os quatro mil e os sete mil euros. Os mais bem pagos podem ganhar, no máximo, entre 84 mil e 85 mil euros por ano”, detalhou o presidente, explicando, no entanto, que em épocas de bons resultados, como aconteceu no último campeonato, os futebolistas podem receber depois alguns bónus não quantificados. “Sei que é modesto, em comparação com outros clubes croatas, mas funciona muito bem. Os jogadores conhecem as nossas propostas e os salários com antecedência. Estamos a tentar alcançar o melhor resultado possível com o mínimo de dinheiro. É uma fórmula que, para já, funciona”, concluiu.
Palmarés caseiro anima açorianos
A equipa de Vasco Matos já prepara o duelo frente aos croatas nos Açores alimentada pelo fator histórico de nunca ter perdido em casa em jogos da Liga Conferência. Em 2021, ano em que os insulares participaram na competição, venceram o FK Shkupi (2-0), o Olimpija Ljubljana (2-0) e o Partizan (2-1). Foram eliminados porque, depois, perderam fora com o Partizan por uma margem superior. O clube espera, por isso, casa cheia no Estádio de São Miguel e os bilhetes já estão à venda.