Estudo realizado pelo Observatório do Futebol concluiu que os médios lusos são os jogadores nascidos em 1997 com maior tempo de utilização no campeonato.
Corpo do artigo
Os médios portugueses Renato Sanches e Rúben Neves são os futebolistas do seu ano de nascimento (1997) mais utilizados nos 31 principais campeonatos europeus, de acordo com os critérios de um estudo do Observatório do Futebol.
Renato Sanches, que se transferiu do Benfica para o Bayern de Munique, e Rúben Neves, do FC Porto, totalizam 65 pontos, liderando o grupo de jogadores nascidos em 1997 em número de jogos disputados nas respetivas ligas desde o início da carreira.
O valor atribuído a cada jogo realizado varia em função de vários critérios, como o ranking da federação nacional na UEFA e o resultado obtido pelo clube em causa no semestre a que o encontro se refere, entre outros.
Gonçalo Guedes, recém-transferido do Benfica para o Paris Saint-Germain, é o quinto colocado na avaliação dos futebolistas nascidos em 1996, com 71 pontos, numa lista em que Diogo Jota, emprestado pelo Atlético de Madrid ao FC Porto, é 18º posicionado, com 49.
Dos jogadores nascidos em 1998, Pedro Pereira, que regressou ao Benfica em janeiro depois de ter estado emprestado à Sampdoria, é o quinto classificado, com 14 pontos, enquanto em 1999, José Gomes, também do Benfica, é o sétimo da lista, com cinco pontos.