Renato Paiva, treinador do Botafogo, deu uma entrevista ao jornal brasileiro GloboEsporte. O Fogão venceu Seattle Sounders e PSG e lidera o Grupo B do Mundial de Clubes
Corpo do artigo
Adeptos de diferentes clubes brasileiros estão a torcer por todos os clubes brasileiros no Mundial de Clubes: "Na forma como eu vejo o desporto, acho isso absolutamente normal. Sempre torci pelo Benfica e queria sempre que o Benfica ganhasse nas competições portuguesas. Mas quando eram competições europeias, queria que os clubes portugueses ganhassem, porque era bom para Portugal. Vejo o desporto dessa forma. E entendo que o verdadeiro adepto que ama o futebol e o seu país, e que não fica nada atacado na sua paixão pelo seu clube específico em valorizar o outro mesmo que seja rival, só o torna mais nobre."
A vitória contra o PSG e o amor-ódio no futebol: "Acho que é um momento de orgulho para todos. Depois, há os antis, mas isso haverá no futebol como há na sociedade. Hoje, infelizmente, podes fazer 50 coisas ótimas. Se fazes uma que não é tão boa, é essa que vai vender ganhar dimensão. Nâo é um problema do futebol, mas da sociedade, e o futebol não se dissocia. Hoje o Renato Paiva é um génio, há três dias era um burro. Hoje o jogador X é fantástico, há três dias era perneta. Mas sei como nós, Botafogo e grupo, vivemos com isso: fechados, não ouvindo absolutamente nada que te ponha na Lua ou cá em baixo. Nós precisamos de equilíbrio. E até já contextualizando, precisamos de jogar o último jogo para ganhá-lo e passar de fase, o que ainda não fizemos."
Vitória frente ao PSG é o terceiro momento mais importante da carreira: "O dia mais importante em questões profissionais foi quando entrei no Benfica e comecei todo este trajeto. O segundo dia mais bonito que tive foi quando fomos campeões no Independiente Del Valle, não sendo uma equipa favorita e sendo a minha primeira experiência no exterior no futebol profissional. Começar assim foi marcante, fazendo história num país e um clube que nunca tinha sido campeão. O terceiro momento de maior impacto é este, pela magnitude do feito, pela repercussão mundial, onde chegou esta notícia. São os três momentos que coloco num mesmo patamar, mas com sentimentos diferentes."
TODOS OS JOGOS DO FIFA MUNDIAL DE CLUBES SÃO GRÁTIS NA APP DA DAZN. SAIBA MAIS.