Renato Paiva revela inspiração em Guardiola: "Jogo posicional que aprendi em Espanha"
O atual treinador do Botafogo estagiou com o técnico espanhol em Barcelona
Corpo do artigo
Renato Paiva revelou que Pep Guardiola é uma das suas principais inspirações no futebol e que o tempo em que estagiou no Barcelona foi fulcral na sua formação como treinador. “Em questões de metodologia, não há muitas diferenças. O treino é muito no sentido tático, no sentido de ensinar. Não de ensinar, de passar o jogo ao jogador, de fazer o jogador compreender aquilo que nós queremos. E o maior e melhor veículo é o treino, não há outro, seja em vídeo, seja no campo. E aí a escola é muito parecida, é um treino quase sempre com bola, todos os exercícios têm um conceito tático, depois há detalhes entre um jogo às vezes um bocadinho mais defensivo, um bocadinho mais de espera e de jogar na transição”, começou por dizer o técnico de 55 anos, em entrevista aos canais oficiais da CONMEBOL.
Paiva começou a sua carreira como treinador nos escalões da formação do Benfica, depois de estagiar na academia do Barcelona. “Eu vou falar do meu, o meu tem um sentido mais posicional, de sermos protagonistas. E aí acho que todos os que passaram por aqui quiseram isso, ter bola, ser protagonista e tudo mais. A minha visão do jogo tem muito a ver com a questão posicional. O jogo posicional que eu bebi quando estive em Espanha, quando estive em La Masia. Eu digo sempre que há um treinador antes de ir a Barcelona e depois de ir estagiar com o Barcelona, com o Guardiola e com o centro de formação do Barcelona”, completou.
O próximo compromisso do Botafogo é na madrugada de quinta-feira diante do Estudiantes, na Argentina. O jogo é válido para a fase de grupos da Libertadores, onde o alvinegro soma três pontos em dois jogos e é o atual terceiro classificado - Fogão já não vence há três jogos.
Desde que chegou ao Rio de Janeiro, Renato Paiva regista duas vitórias, três derrotas e dois empates.
