"Recebia 500 mil euros por mês, mas estava no quarto a ter um colapso nervoso"
Aos 34 anos, M’Vila está atualmente ao serviço do Caen, na Ligue 2, mas não esquece o período passado na Rússia
Corpo do artigo
Yann M’Vila, atualmente jogador do Caen, da Ligue 2 francesa, abriu o coração sobre um dos períodos mais difíceis da sua carreira, que coincidiu com a passagem pelos russos do Rubin Kazan. Entre 2012 e 2014, o médio francês enfrentou uma batalha pessoal que desafiou não só a sua saúde mental, mas também a sua paixão pelo futebol, refere agora.
O internacional francês por 22 vezes revelou, em entrevista ao podcast Rouge et Bleu, produzido pela Ouest-France e Sweet FM, que, apesar de ter um contrato financeiro vantajoso na Rússia, onde recebia 500 mil euros limpos por mês, viveu um período marcado pela ansiedade e depressão. “Naquela altura, ganhava 500 mil euros limpos por mês. Em dois meses tinha um milhão. Mas estava no meu quarto a ter um colapso nervoso”, contou M’Vila, destacando que a estabilidade financeira não conseguiu atenuar o vazio emocional que sentia. “Tinha esse dinheiro todo no meu cartão, mas não servia de nada... Tive crises de ansiedade durante um ou dois meses. Não conseguia sequer apanhar o avião. Fiz ioga, tomei medicação”, relata.
Após a passagem conturbada na Rússia, M’Vila reencontrou algum equilíbrio em 2018 no Saint-Étienne. Foi nesse clube francês que o médio voltou a sentir prazer em jogar futebol. “Foi quando disse a mim mesmo que era capaz. Fui capaz de seguir em frente”, desabafou.
Aos 34 anos, M’Vila está atualmente ao serviço do Caen, na Ligue 2, onde tem somado boas exibições. Nesta temporada, já alinhou em oito jogos e fez uma assistência.